Série A – não sofreu gol / clean sheets
Jogos em que não sofreu gol / Clean Sheets
Clean sheet nada mais é do que o termo em inglês para dizer que não sofreu gols na partida. Sendo uma estatística importante para a análise da temporada de um goleiro, é algo que também depende de todo o sistema defensivo. Dessa forma, melhor a defesa, menor a quantidade de tentos que o adversário consegue marcar.
Por isso, é sempre bom ficar de olho como anda os números das equipes nesta estatística. Já que, quanto mais partidas sem levar gols, mais pontos são somados pelo clube. Assim, confira abaixo o ranking de clean sheets no Brasileirão Série A 2023:
Melhores goleiros por temporada
Ao final de cada temporada, a CBF nomeia a seleção do Brasileirão Série A, com os melhores jogadores em cada posição. A escolha é feita por votos de jornalistas, técnicos e capitães das equipes da Série A de cada ano. Como a premiação só foi criada em 2005, veja abaixo os escolhidos para a posição de goleiro nas 18 temporadas até aqui:
- 2022 – Weverton, do Palmeiras
- 2021 – Weverton, do Palmeiras
- 2020 – Weverton, do Palmeiras
- 2019 – Santos, do Athletico-PR, hoje no Flamengo
- 2018 – Marcelo Lomba, do Internacional, hoje no Palmeiras
- 2017 – Vanderlei, do Santos, hoje no Vila Nova
- 2016 – Muralha, do Flamengo, hoje no Mirassol
- 2015 – Cássio, do Corinthians
- 2014 – Jefferson, do Botafogo, hoje está aposentado
- 2013 – Fábio, do Cruzeiro, hoje no Fluminense
- 2012 – Diego Cavalieri, do Fluminense, hoje está aposentado
- 2011 – Jefferson, do Botafogo, hoje está aposentado
- 2010 – Fábio, do Cruzeiro, hoje no Fluminense
- 2009 – Victor, do Grêmio, hoje está aposentado
- 2008 – Victor, do Grêmio, hoje está aposentado
- 2007 – Rogério Ceni, do São Paulo, hoje está aposentado
- 2006 – Rogério Ceni, do São Paulo, hoje está aposentado
- 2005 – Fábio Costa, do Corinthians, hoje está aposentado
Assim, apenas Weverton conseguiu ser escolhido como melhor goleiro três vezes, e de forma seguida. Em seguida, Rogério Ceni e Victor ganharam em dois anos seguidos. Enquanto Fábio também ficou com o prêmio duas vezes, mas não em temporadas consecutivas.
Palmeiras é a única equipe a conseguir ter seu goleiro eleito por três temporadas. Com São Paulo, Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Botafogo vencendo duas vezes. No entanto, só o Timão o fez com dois arqueiros diferentes.
Mas só sem seis anos o clube que teve o melhor goleiro eleito na premiação da CBF, também foi o time com a melhor defesa. Em 2006 e 2007, com Rogério Ceni, jogando pelo São Paulo, a equipe foi campeã nestes dois anos e sendo o primeiro arqueiro a vencer por dois anos seguidos. Em 2008, Victor ficou com o prêmio e ajudou o Grêmio a ser o menos vazado na temporada, terminando com o vice-campeonato.
Diego Cavalieri venceu em 2012, quando o Fluminense terminou o ano com o título brasileiro e a melhor defesa. Em 2015, de novo com um clube sendo campeão com o melhor sistema defensivo e melhor goleiro, Cássio.
E, por fim, em 2022, com o Palmeiras levantando a taça do Brasileirão e sendo dominante, tanto no ataque quanto na defesa. Weverton foi uma das peças fundamentais na campanha do título e, assim, foi escolhido como melhor goleiro pelo terceiro ano seguido.