Série A – não sofreu gol / clean sheets
Jogos em que não sofreu gol / Clean Sheets
Clean sheet nada mais é do que o termo em inglês para dizer que não sofreu gols na partida. Sendo uma estatística importante para a análise da temporada de um goleiro, é algo que também depende de todo o sistema defensivo. Dessa forma, melhor a defesa, menor a quantidade de tentos que o adversário consegue marcar.
Por isso, é sempre bom ficar de olho como anda os números das equipes nesta estatística. Já que, quanto mais partidas sem levar gols, mais pontos são somados pelo clube. Assim, confira abaixo o ranking de clean sheets no Brasileirão Série A 2024:
Melhores goleiros por temporada
Ao final de cada temporada, a CBF nomeia a seleção do Brasileirão Série A, com os melhores jogadores em cada posição. A escolha é feita por votos de jornalistas, técnicos e capitães das equipes da Série A de cada ano. Como a premiação só foi criada em 2005, veja abaixo os escolhidos para a posição de goleiro nas 18 temporadas até aqui:
- 2023 – Weverton, do Palmeiras
- 2022 – Weverton, do Palmeiras
- 2021 – Weverton, do Palmeiras
- 2020 – Weverton, do Palmeiras
- 2019 – Santos, do Athletico-PR, hoje no Flamengo
- 2018 – Marcelo Lomba, do Internacional, hoje no Palmeiras
- 2017 – Vanderlei, do Santos, hoje no Vila Nova
- 2016 – Muralha, do Flamengo, hoje no Mirassol
- 2015 – Cássio, do Corinthians
- 2014 – Jefferson, do Botafogo, hoje está aposentado
- 2013 – Fábio, do Cruzeiro, hoje no Fluminense
- 2012 – Diego Cavalieri, do Fluminense, hoje está aposentado
- 2011 – Jefferson, do Botafogo, hoje está aposentado
- 2010 – Fábio, do Cruzeiro, hoje no Fluminense
- 2009 – Victor, do Grêmio, hoje está aposentado
- 2008 – Victor, do Grêmio, hoje está aposentado
- 2007 – Rogério Ceni, do São Paulo, hoje está aposentado
- 2006 – Rogério Ceni, do São Paulo, hoje está aposentado
- 2005 – Fábio Costa, do Corinthians, hoje está aposentado
Assim, apenas Weverton conseguiu ser escolhido como melhor goleiro quatro vezes, e de forma seguida. Em seguida, Rogério Ceni e Victor ganharam em dois anos seguidos. Enquanto Fábio também ficou com o prêmio duas vezes, mas não em temporadas consecutivas.
Palmeiras é a única equipe a conseguir ter seu goleiro eleito por quatro temporadas. Com São Paulo, Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Botafogo vencendo duas vezes. No entanto, só o Timão o fez com dois arqueiros diferentes.
Mas só sem seis anos o clube que teve o melhor goleiro eleito na premiação da CBF, também foi o time com a melhor defesa. Em 2006 e 2007, com Rogério Ceni, jogando pelo São Paulo, a equipe foi campeã nestes dois anos e sendo o primeiro arqueiro a vencer por dois anos seguidos.
Em 2008, Victor ficou com o prêmio e ajudou o Grêmio a ser o menos vazado na temporada, terminando com o vice-campeonato.
Diego Cavalieri venceu em 2012, quando o Fluminense terminou o ano com o título brasileiro e a melhor defesa. Em 2015, de novo com um clube sendo campeão com o melhor sistema defensivo e melhor goleiro, Cássio.
E, por fim, em 2022, com o Palmeiras levantando a taça do Brasileirão e sendo dominante, tanto no ataque quanto na defesa. Weverton foi uma das peças fundamentais na campanha do título e, assim, foi escolhido como melhor goleiro pelo quarto ano seguido.
Jornalista esportiva de 26 anos, com paixão pelo futebol. Redatora com passagens pelo Minha Torcida, Premier League Brasil e Futebol na Veia.