Menu

    Números de Filipe Luís em competições oficiais

    Filipe Luís

    Números do lateral Filipe Luís por Flamengo, Atlético de Madrid, Chelsea e Deportivo La Coruña: estatísticas de total de jogos, gols e assistências

    Números - Filipe Luís

    O início

    Filipe Luís iniciou sua carreira profissional atuando pelo Figueirense, ainda muito jovem, aos 18 anos. Entre as temporadas de 2003 e 2004, pela equipe de Florianópolis, o lateral conquistou dois títulos estaduais, além de participar com destaque das campanhas da equipe no Brasileirão das duas temporadas. Por fim, ainda em 2004, Filipe Luís se juntaria ao Ajax, da Holanda. No entanto, sem espaço no gigante holandês, Filipe acabaria sendo emprestado ao Real Madrid B e, por fim, ao Deportivo La Coruña.

    Deportivo La Coruña

    Finalmente, após poucas oportunidades em seus primeiros anos de futebol europeu, o lateral chegava ao Deportivo La Coruña, onde, enfim, passou a disputar jogos com regularidade. Pela equipe da Galiza, Filipe Luís disputou 135 jogos oficiais entre 2006/07 e 2009/10. Sua consistência defensiva aliada à verstatilidade logo fariam de Filipe um dos melhores laterais da Liga, o que, por fim o levaria a defender uma das maiores equipes do país: o Atlético de Madrid.

    Pela equipe da capital espanhola, Filipe se consolidou entre os melhores laterais do futebol mundial, sendo peça decisiva no esquema de sua equipe. Sob o comando de Diego Simeone, o lateral brasileiro compôs um dos maiores sistemas defensivos do continente. Dessa forma, entre as temporadas de 2010/11 e 2017/18, Filipe Luís disputou  333 jogos pelo Atlético de Madrid, colecionando, também os seguintes títulos:

    • Europa League (2011/12 e 2017/18)
    • Supercopa Europeia (2012 e 2018)
    • Liga Espanhola (2013/14)
    • Copa do Rey (2012/2013)

    Empréstimo ao Chelsea

    Após a temporada do título espanhol (2013/14), Filipe Luís disputou uma única temporada pelo Chelsea. Apesar de breve, no entanto, sua passagem pelo clube londrino seria marcada por dois títulos: da Premier Legaue e da Copa da Liga Inglesa.

     

    Flamengo: chegada na hora certa

    Ao fim da temporada de 2018/19, Filipe Luís acabaria por não ter seu contrato renovado pelo Atlético de Madrid. Dessa forma, livre no mercao, o lateral acabaria acertando seu retorno ao futebol brasileiro após 15 anos. Contratado pelo Flamengo, o Filipe Luís rapidamente assumiu a condição de titular e de um dos principais jogadores da equipe. A chegada do rubro-negro se daria no meio do ano, em um momento em que a equipe passava por uma troca de comando, com a chegada de Jorge Jesus pro lugar de Abel Braga. Além disso, jogadores de qualidade como Rafinha e Gerson, também se juntariam a Filipe, adicionando ainda mais poder ao elenco. Dessa forma, logo em seu primeiro semestre pelo Flamengo, o lateral acabaria por conquistar o Brasileirão e a Libertadores de 2019.

     

     

    OBS: os números de Filipe Luís (gols, jogos e assistências) foram obtidos através de pesquisas de múltiplas fontes como footstats.net, soccerway.com, cruzeiropedia.org e ogol.com.br