Menu

    Roberto Firmino – números em competições oficiais

    Quais os números de Roberto Firmino em sua carreira profissional?

    Números de Roberto Firmino, atuando por Liverpool e Hoffenheim em competições oficiais: estatísticas de total de jogos, gols e assistências

    O início no Figueirense

    Roberto Firmino iniciou sua carreira profissional atuando pelo Figueirense, no ano de 2009. Naquela ocasião, a equipe acabara de ser rebaixada para a Série B após ter disputado a primeira divisão do Brasileirão por sete anos seguidos (2002 a 2008). Dessa forma, o jovem atacante teria seu início no clube já em um contexto desafiador. Inicialmente, ainda no ano de estreia, Firmino atuou em apenas dois jogos da temporada, ambos pela Série A. Ao fim de 2009, entretanto, a equipe não foi capaz de conquistar seu principal objetivo: o retorno à elite do futebol brasileiro.

    No ano seguinte, Roberto Firmino, enfim, passaria a ter protagonismo na equipe principal do Figueirense. No primeiro semestre, o atacante participou de 15 dos 20 jogos de sua equipe na campanha do campeonato estadual, tendo marcado quatro gols. O desempenho do atacante, entretanto, não fui suficiente para levar a equipe às finais do estadual, que acabaria sendo vencido pelo rival Avaí.

    Finalmente, no segundo semestre de 2010, o Figueriense viria a ter um desfecho positivo. Com a contribuição de 8 gols marcado por Roberto Firmino, a equipe alvinegra conseguiu assegurar o retorno à primeira divisão, tendo encerrado o torneio na segunda colocação, atrás do campeão Coritiba. Por fim, em dezembro daquele ano, o atacante seria anunciado como reforço do Hoffenheim, da Alemanha. Ao fim de sua passagem pelo time catarinense, os números de Roberto Firmino foram: 12 gols em 53 jogos.

    A chegada ao futebol europeu

    A estreia de Roberto Firmino na Europa se deu no futebol da Alemanha, atuando pelo Hoffenheim. Tendo sido anunciado em dezembro, no entanto, sua chegada se daria já com a temporada em andamento. Por fim, o brasileiro atuou em 11 jogos do restante de 2010/2011, contribuindo com 3 gols de sua equipe, todos válidos pela Liga Alemã. Logo depois, em 2011/2012, o atacante já se firmaria na equipe titular, tendo atuado em 33 jogos oficiais, nos quais contribuiu com 7 gols e 2 assistências. Nas temporadas seguintes, Firmino seguiria se destacando pelo clube e, consequentemente, suas atuações chamariam a atenção de clubes e ligas maiores. Ao fim de sua passagem pelo futebol alemão, o atacante totalizou 43 gols e 33 assistências em 159 jogos oficiais. Finalmente, ao fim da temporada 2014/2015, Firmino seria contratado pelo gigante Liverpool.

     

    Liverpool: números e conquistas

    Contratado para dar mais poder ofensivo à equipe do Liverpool, Roberto Firmino não precisou de tempo para se firmar entre os titulares. Dessa forma, ao lado de jogadores como Coutinho,  disputou 49 jogos oficiais já em sua temporada de estreia (2015/2016), tendo marcado 11 gols. O desempenho coletivo, no entanto, seguia frustrante. Naquela temporada, a equipe ficou apenas com a oitava colocação na Premier League. No âmbito continental, a boa campanha na Europa League acabaria se transformando em decepção, com a perda da decisão para o Sevilla, da Espanha. Posteriormente, em 2016/2017, Firmino voltaria a contribuir com gols e assistências por sua equipe: balançou a rede 12 vezes na temporada em que seu time ficou com a quarta colocação em sua liga. Dessa forma, contribuiu para o retorno da equipe à Liga dos Campeões da UEFA.

    Em 2017/2018, enfim, Liverpool e Roberto Firmino pareciam prontos para vôos maiores. Por fim, com a chegada de Salah aliada ao grande desempenho de Mané, os Reds passavam a ter um dos mais poderosos ataques da elite europeia. Dessa forma, a Firmino e sua equipe alcançaram a final da Liga dos Campeões de 2017/18, decisão da qual sairiam derrotados pelo Real Madrid de Cristiano Ronaldo. Ao fim de 2017/18, os números de Roberto Firmino foram muitos superiores ao que tivera na temporada anterior: foram 27 gols (mais que o dobro dos 12 de 16/17) em 54 jogos oficiais.

    O maior momento de Firmino no Liverpool, no entanto, viria na temporada 2018/19. Na Premier League, a equipe ficaria com a segunda colocação, superada apenas pelo poderoso Manchester City, de Gabriel Jesus e Kevin de Bruyne. A decepção no âmbito doméstico, no entanto, seria superada logo em seguida, com a conquista da Liga dos Campeões da Europa. Finalmente, após 14 anos, o Liverpool voltava a ser campeão europeu. Ainda em 2019, Roberto Firmino faria o gol do título mundial de sua equipe, na vitória por 1×0 sobre o Flamengo.

     

     

    – VEJA TAMBÉM:

    Fontes: ogol.com.br, soccerway.com e transfermarkt.uk