Menu

Gustavo Scarpa – números

Quais os números de Gustavo Scarpa em sua carreira profissional?

Números de Gustavo Scarpa atuando por Palmeiras, Fluminense e Red Bull Brasil em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Salah - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaParticipações diretas
Nottingham Forest7000,000
Palmeiras23139470,1786
Fluminense15126360,1762
Red Bull Brasil11200,182
TOTAL40067830,17150

Início da carreira de Gustavo Scarpa

Ídolo no Palmeiras, Gustavo Henrique Furtado Scarpa nasceu no dia 5 de janeiro de 1994, na cidade de Campinas, no estado de São Paulo. Atualmente no Nottingham Forest, atua como meio-campista e ponta.

A trajetória de Scarpa no futebol começou em 2008, quando defendeu o Paulínia. Um ano depois, chegou ao Desportivo Brasil, da cidade de Porto Feliz. O bom desempenho chamou a atenção do Fluminense, sendo contratado em 2012.

No Rio de Janeiro, Scarpa terminou a formação como jogador nas categorias de base, chegando ao time profissional em 2014. A estreia como atleta profissional foi no dia 1 de julho, entrando no lugar de Rafael Sóbis no empate em 1 x 1 contra o Internacional.

Empréstimo ao Red Bull Brasil e retorno ao Fluminense

No Rio de Janeiro, Scarpa contou com poucas oportunidades, sendo emprestado ao Red Bull Brasil no início de 2015, em contrato válido até o final do Campeonato Paulista. Na equipe, exerceu uma nova função, sendo improvisado como lateral-esquerdo.

Encerrando o contrato com o clube paulista, Gustavo retornou ao Fluminense. A estreia foi contra o Santos, sendo fundamental para equipe como o autor da assistência no gol de Marcos Júnior, garantindo a vitória do Flu.

O técnico do Fluminense, Enderson Moreira, deu mais oportunidades para Gustavo Scarpa, que aproveitou as chances e caiu nas graças do torcedor. O primeiro gol com a camisa da equipe, foi contra o Cruzeiro, na vitória por 1 x 0, no dia 9 de julho de 2015.

A versatilidade do jogador chamou a atenção, sendo improvisado em algumas partidas na lateral, mas atuando principalmente no meio-campo, contribuindo com assistências. Além disso, o chute de fora da área era uma alternativa para a equipe.

Conturbada saída de Scarpa do Fluminense

A passagem de Gustavo Scarpa pelo Fluminense saiu de herói para vilão. O jogador ficou no clube até dezembro de 2017, quando entrou com um recurso na Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, solicitando a rescisão contratual.

O Fluminense enfrentava problemas financeiros, devendo salário para os jogadores. Assim, no dia 11 de janeiro de 2018, a justiça concedeu a rescisão contratual de Scarpa, que ficou livre no mercado de transferência.

O Palmeiras demonstrava interesse no jogador, sendo anunciado em 15 de janeiro de 2018. A estreia foi no clássico contra o Santos pelo Paulistão, com o primeiro gol sendo marcado no dia 11 de março, na vitória por 3 x 0 contra o Ituano.

Enquanto buscava a adaptação na nova equipe, Scarpa recebeu uma má notícia. A liminar que rescindiu o contrato do jogador com o Fluminense foi derrubada, anulando o vínculo com o Palmeiras. O meio-campista ficou três meses impedido de entrar em campo.

Gustavo Scarpa retorna aos gramados, mas enfrenta problemas no Palmeiras

Após o longo período afastado, Scarpa retornou aos gramados em junho, com o Tribunal Superior do Trabalho concedendo habeas corpus para o jogador, que assinou o novo contrato com o Palmeiras.

Devido ao período longe dos gramados, Gustavo perdeu espaço no Palmeiras, revezando entre titular e reserva, mas foi importante em muitas partidas, encerrando a temporada com o título do Brasileirão 2018.

No segundo ano pelo Alviverde, Scarpa recuperou o bom futebol e foi fundamental para a equipe. Não conseguiu ser campeão, mas terminou como artilheiro do time ao lado de Dudu, ambos com 13 gols. Além disso, negociou a saída para o Almería, mas os clubes não chegaram ao acordo.

Na temporada 2020, Scarpa perdeu espaço com Luxemburgo, recebendo propostas do Al-Nassr e Atlético-MG, mas permaneceu em São Paulo. O treinador foi demitido alguns meses depois, chegando Abel Ferreira.

A contratação de Abel foi fundamental para Gustavo Scarpa. O jogador ganhou mais espaço na equipe, sendo improvisado como lateral-esquerdo em muitos momentos. Além disso, fez parte das campanhas dos títulos da Libertadores e Copa do Brasil.

Auge na carreira com o Palmeiras e acordo com Nottingham Forest

Na temporada 2021, Scarpa continuou evoluindo com o esquema tático de Abel Ferreira e assumiu a titularidade no ataque. O meio-campista foi fundamental no bicampeonato da Libertadores, sendo titular na decisão contra o Flamengo, além ser o líder de assistências da equipe, terminando o ano com mais de vinte.

Em 2022, Gustavo viveu o melhor ano da carreira com o Alviverde. Em junho, completou 200 jogos com o clube, além de ser campeão Paulista, Recopa Sul-Americana e Brasileirão, no qual foi eleito o craque da competição.

As ótimas atuações de Gustavo Scarpa, transformaram o jogador em ídolo. Os torcedores e a diretoria demonstraram interesse na renovação de contrato. Contudo, o jogador assinou com o Nottingham Forest, com o objetivo de realizar o sonho de jogar na Europa, sendo anunciado em dezembro de 2022.

– VEJA TAMBÉM:

OBS: os números de Gustavo Scarpa (partidas, gols e assistências) foram obtidos através de sites como ogol.com.br, transfermarkt.com, dbfutbol e soccerway.com