Menu

Džeko – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Dzeko - números

Džeko – números

Números de Džeko atuando por Fenerbahçe, Inter-ITA, Roma, Manchester City, Wolfsburg, Teplice, Ústí nad Labem, Željezničar em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Dzeko - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaPart. diretas
O centroavante Edin Džeko nasceu no dia 17 de março de 1986, na cidade de Sarajevo, na antiga Iugoslávia, atual Bósnia e Herzegóvina. O jogador defende atualmente as cores do Fenerbahçe, assinando com o clube turco em junho de 2023.

Os primeiros passos de Džeko no mundo do futebol

Com apenas dez anos, Džeko iniciou sua trajetória nas categorias de base no Željezničar, modesto clube de sua cidade. Assim sendo, o atacante desenvolveu seu talento na equipe entre 1996 e 2003, quando subiu para o time profissional.

Disputando apenas duas temporadas pelo Željezničar, Džeko entrou em campo 41 vezes pela equipe, marcando cinco gols. Posteriormente, o atacante bósnio chamou a atenção do Teplice, da República Tcheca. Recebendo mais oportunidades como titular, o camisa 9 desempenhou um bom futebol, balançando a rede 16 vezes em 46 partidas.

No entanto, mesmo fazendo gols importantes pelo Teplice, Džeko acabou sendo emprestado para o Ústí nad Labem, também da República Tcheca. Pelo clube, o centroavante disputou apenas 15 jogos, marcando seis gols.

Ida para o Wolfsburg e sucesso na carreira

Após ser novamente emprestado para o Teplice, Džeko acabou indo para o Wolfsburg. No futebol alemão, o craque bósnio brilhou, sendo importantíssimo na conquista do Campeonato Alemão 2008/09. Durante as quatro temporadas disputadas pelos Lobos, o centroavante teve números espetaculares. Ao todo, foram 85 gols e 35 assistências em 142 partidas.

Sendo assim, após o sucesso com a camisa do Wolfsburg, Džeko despertou o interesse de alguns gigantes europeus. Nesse ínterim, na janela de transferências de 2011/12, o atacante acetou sua ida para o Manchester City. De acordo com informações, os ingleses gastaram 37 milhões de euros para contratar o jogador.

Com a camisa do Manchester City, o craque bósnio também desempenhou um bom futebol. No entanto, apesar de não render o esperado pelo torcedor inglês, Džeko marcou 72 gols em quatro temporadas defendendo os The Citizens.

Trajetória pela Seleção Bósnia

Em suma, Džeko estreou pela Seleção Bósnia em 2 de julho de 2007. A saber, em jogo válido pelas Eliminatórias da Eurocopa 2008, o atacante já começou com o pé direito balançando a rede. Contudo, a Turquia acabou virando o placar e eliminando a Bósnia de uma possível vaga para a Euro.

Na disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2014, Džeko foi fundamental na campanha da Bósnia. Terminando na liderança das Eliminatórias Europeias, o atacante ajudou seu país a classificar pela primeira vez para o principal torneio de seleções do mundo.

Destaque no futebol italiano

Em seguida, na temporada 2015/16, Džeko acabou sendo emprestado para o futebol italiano. Defendendo as cores da Roma o craque bósnio voltou a reencontrar o bom futebol. Recebendo mais oportunidades pela equipe italiana, o centroavante marcou dez gols em 39 jogos.

Contudo, ao final de seu empréstimo na Roma, Džeko retornou ao Manchester City. Desse modo, sem espaço no clube inglês, o centroavante deixou a equipe em definitivo rumo ao futebol italiano.

Em sua segunda passagem pela Roma, o Rei Bósnio tomou conta da posição. Caindo mais uma vez nas graças do torcedor Romanista, Džeko se tornou um dos principais jogadores do Campeonato Italiano, chamando a atenção de outros clubes. Ao todo, o camisa 9 disputou 258 jogos, marcando 118 tentos.

Na janela de transferências de 2021/22, Džeko foi contratado pela Inter de Milão. Ao todo, a equipe italiana desembolsou mais de 1,5 milhão de euros para tirar o atacante da Roma.

Ida para a Turquia

Com o fim de seu contrato com a Inter, o atacante assinou com o Fenerbahçe. Com um contrato de dois anos, vem sendo um destaque na equipe. Nos primeiros seis meses com o time, foram 20 jogos e 14 gols marcados.

Os números de Džeko tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com