Džeko – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas
Indice
Džeko – números
Números de Džeko atuando por Inter-ITA, Roma, Manchester City, Wolfsburg, Teplice, Ústí nad Labem, Željezničar em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências
Clube | Jogos | Gols | Assistências | Média | Part. diretas |
---|
Os primeiros passos de Džeko no mundo do futebol
Com apenas dez anos, Džeko iniciou sua trajetória nas categorias de base no Željezničar, modesto clube de sua cidade. Assim sendo, o atacante desenvolveu seu talento na equipe entre 1996 e 2003, quando subiu para o time profissional.
Disputando apenas duas temporadas pelo Željezničar, Džeko entrou em campo 41 vezes pela equipe, marcando cinco gols. Posteriormente, o atacante bósnio chamou a atenção do Teplice, da República Tcheca. Recebendo mais oportunidades como titular, o camisa 9 desempenhou um bom futebol, balançando a rede 16 vezes em 46 partidas.
No entanto, mesmo fazendo gols importantes pelo Teplice, Džeko acabou sendo emprestado para o Ústí nad Labem, também da República Tcheca. Pelo clube, o centroavante disputou apenas 15 jogos, marcando seis gols.
Ida para o Wolfsburg e sucesso na carreira
Após ser novamente emprestado para o Teplice, Džeko acabou indo para o Wolfsburg. No futebol alemão, o craque bósnio brilhou, sendo importantíssimo na conquista do Campeonato Alemão 2008/09. Durante as quatro temporadas disputadas pelos Lobos, o centroavante teve números espetaculares. Ao todo, foram 85 gols e 35 assistências em 142 partidas.
Sendo assim, após o sucesso com a camisa do Wolfsburg, Džeko despertou o interesse de alguns gigantes europeus. Nesse ínterim, na janela de transferências de 2011/12, o atacante acetou sua ida para o Manchester City. De acordo com informações, os ingleses gastaram 37 milhões de euros para contratar o jogador.
Com a camisa do Manchester City, o craque bósnio também desempenhou um bom futebol. No entanto, apesar de não render o esperado pelo torcedor inglês, Džeko marcou 72 gols em quatro temporadas defendendo os The Citizens.
Trajetória pela Seleção Bósnia
Em suma, Džeko estreou pela Seleção Bósnia em 2 de julho de 2007. A saber, em jogo válido pelas Eliminatórias da Eurocopa 2008, o atacante já começou com o pé direito balançando a rede. Contudo, a Turquia acabou virando o placar e eliminando a Bósnia de uma possível vaga para a Euro.
Na disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2014, Džeko foi fundamental na campanha da Bósnia. Terminando na liderança das Eliminatórias Europeias, o atacante ajudou seu país a classificar pela primeira vez para o principal torneio de seleções do mundo.
Destaque no futebol italiano
Em seguida, na temporada 2015/16, Džeko acabou sendo emprestado para o futebol italiano. Defendendo as cores da Roma o craque bósnio voltou a reencontrar o bom futebol. Recebendo mais oportunidades pela equipe italiana, o centroavante marcou dez gols em 39 jogos.
Contudo, ao final de seu empréstimo na Roma, Džeko retornou ao Manchester City. Desse modo, sem espaço no clube inglês, o centroavante deixou a equipe em definitivo rumo ao futebol italiano.
Em sua segunda passagem pela Roma, o Rei Bósnio tomou conta da posição. Caindo mais uma vez nas graças do torcedor Romanista, Džeko se tornou um dos principais jogadores do Campeonato Italiano, chamando a atenção de outros clubes. Ao todo, o camisa 9 disputou 258 jogos, marcando 118 tentos.
Na janela de transferências de 2021/22, Džeko foi contratado pela Inter de Milão. Ao todo, a equipe italiana desembolsou mais de 1,5 milhão de euros para tirar o atacante da Roma. Com o fim de seu contrato com a Inter, o atacante assinou com o Fenerbahçe.
Os números de Džeko tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

Jornalista esportiva de 26 anos, com paixão pelo futebol. Redatora com passagens pelo Minha Torcida, Premier League Brasil e Futebol na Veia.