Menu

Payet – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Payet - números e estatísticas

Payet – números

Payet – números atuando por Vasco, Marseille, West Ham, Saint Étienne, Nantes e Lille em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Payet - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaPart. diretas

Os números de Payet tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

Início da Carreira de Payet

O meia atacante Dimitri Payet iniciou a carreira na França, seu país natal. Por lá teve passagem por diferentes clubes do país antes da ascensão. Payet começou no futebol profissional jogando pelo Le Havre e teve um desempenho modesto. Apesar disso, chamou atenção e foi contratado pelo Nantes.

Pelo Nantes, Payet viveu altos e baixos. Conseguiu espaço entre os titulares rapidamente, chegou a fazer gols importantes contra rivais. No entanto, expulsão em um jogo importante “pegou mal” com a torcida. Além disso, ao final da temporada, a equipe francesa acabou rebaixada.

Os números colecionados na primeira temporada que teve um certo destaque. Foram 39 jogos, cinco gols e quatro assistências.

Consolidação no futebol francês

O sucesso de Payet no futebol francês começou a se tornar realidade quando se transferiu ao Saint-Étienne. O clima pesado no Nantes pós-rebaixamento foi visto como um ambiente ruim para alavancar a própria carreira. Dessa forma, Payet optou por assinar um contato de quatro anos com o Saint-Étienne e lá viveu mais momentos felizes.

O meia teve a oportunidade de jogar pela primeira uma Champions League e inclusive balançou as redes em sua estreia, fez seu primeiro hat-trick e foi artilheiro da equipe na temporada 2010/11. Pelo Saint-Étienne foram 148 jogos, 25 gols e 32 assistências.

Após algumas temporadas no Saint-Étienne, Payet se transferiu para outro clube, novamente, dentro da França. Dessa vez, o jogador acertou com o Lille e foi lá que se consolidou como um grande garçom. Nos 95 jogos que fez com a nova camisa foram 23 assistências. Além dos passes, Payet balançou a rede 19 vezes e terminou em alta com a torcida.

Os desafios, então, foram ficando cada vez maiores, pois agora o atleta estava sendo contratado pelo Olympique de Marselha por 11 milhões de euros. Os desempenhos do jogador foram motivo de prêmio individual, integrando o elenco da “Seleção do Campeonato Francês” na temporada 2012/13.

O Olympique de Marselha é o time em que Payet tem os melhores números ofensivos. No total, antes do começo da temporada 2023/24, foram 326 partidas vestindo uma das principais camisas do futebol francês. Os números são frutos de duas passagens pelo time.

Gols não faltaram, é claro, tendo balançado as redes 78 vezes. O atleta, no entanto, destacou-se pelas assistências, totalizando 95. Ou seja, tem 173 participações diretas em gols da equipe. Payet segue na equipe francesa e os números tendem a melhorar.

Payet na Premier League e convocação para seleção francesa

Depois de fazer muito sucesso na França e mostrar-se um grande articulador de jogadas, era a hora de respirar novos ares e viver novos desafios. Foi isso que Payet encarou ao ser contratado pelo West Ham. Afinal, a Premiere League é o campeonato mais difícil do mundo e este era o momento de mostrar que poderia jogar bem “longe de casa”.

Em uma contratação de status milionário, 11 milhões de libras, Payet chegou para ser o principal jogador da temporada. O protagonismo foi assumido com responsabilidade e teve uma boa passagem no futebol inglês.

Foram 60 jogos, 15 gols e 20 assistências com a camisa da West Ham. As boas atuações renderam a Payet convocações a seleção francesa e a titularidade na Euro 2016. Naquela edição o meia atacante fez gols, assistências e chegou na final da competição. O título não veio, pois a França perdeu para Portugal nos acréscimos.

Vinda para o Brasil

Com o fim do contrato com o Olympique de Marseille, Payet foi anunciado no Vasco da Gama, em agosto de 2023. Na luta contra o rebaixamento, foram apenas dois gols e uma assistência em 17 jogos do meia.