Payet – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas
Contenidos
Payet – estatísticas
Números de Payet atuando por Marseille, West Ham, Saint Étienne, Nantes e Lille em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências
Clube | Jogos | Gols | Assistências | Média | Part. diretas |
---|
Os números de Payet tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com
Início da Carreira de Payet
O meia atacante Dimitri Payet iniciou a carreira na França, seu país natal. Por lá teve passagem por diferentes clubes do país antes da ascensão. Payet começou no futebol profissional jogando pelo Le Havre e teve um desempenho modesto. Apesar disso, chamou atenção e foi contratado pelo Nantes.
Pelo Nantes, Payet viveu altos e baixos. Conseguiu espaço entre os titulares rapidamente, chegou a fazer gols importantes contra rivais. No entanto, expulsão em um jogo importante “pegou mal” com a torcida. Além disso, ao final da temporada, a equipe francesa acabou rebaixada.
Os números colecionados na primeira temporada que teve um certo destaque foram: 39 jogos, cinco gols e quatro assistências.
Consolidação no futebol francês
O sucesso de Payet no futebol francês começou a se tornar realidade quando se transferiu ao Saint-Étienne.
O clima pesado no Nantes pós-rebaixamento foi visto como um ambiente ruim para alavancar a própria carreira. Dessa forma, Payet optou por assinar um contato de quatro anos com o Saint–Étienne e lá viveu mais momentos felizes. O meia teve a oportunidade de jogar pela primeira uma Champions League e inclusive balançou as redes em sua estreia, fez seu primeiro hat-trick e foi artilheiro da equipe na temporada 2010/11. Pelo Saint-Étienne foram 148 jogos, 25 gols e 32 assistências.
Após algumas temporadas no Saint–Étienne, Payet se transferiu para outro clube, novamente, dentro da França. Dessa vez, o jogador acertou com o Lille e foi lá que se consolidou como um grande garçom. Nos 95 jogos que fez com a nova camisa foram 23 assistências. Além dos passes, Payet balançou a rede 19 vezes e terminou em alta com a torcida.
Os desafios, então, foram ficando cada vez maiores, pois agora o atleta estava sendo contratado pelo Olympique de Marselha por 11 milhões de euros. Os desempenhos do jogador foram motivo de prêmio individual, integrando o elenco da “Seleção do Campeonato Francês” na temporada 2012/13.
O Olympique de Marselha foi o time em que Payet fez mais jogos. No total, foram 316 partidas vestido uma das principais camisas do futebol francês. Os números são frutos de duas passagens pelo time. Gols não faltaram, é claro, tendo balançado as redes 76 vezes. O atleta, no entanto, destacou-se pelas assistências, totalizando 80. Ou seja, tem 156 participações diretas em gols da equipe.
Payet segue na equipe francesa e os números tendem a melhorar.
Payet na Premier League e convocação para seleção francesa
Depois de fazer muito sucesso na França e mostrar-se um grande articulador de jogadas era a hora de respirar novos ares e viver novos desafios. Foi isso que Payet encarou ao ser contratado pelo West Ham. Afinal, a Premiere League é o campeonato mais difícil do mundo e este era o momento de mostrar que poderia jogar bem “longe de casa”.
Em uma contratação de status milionário, 11 milhões de libras, Payet chegou para ser o principal jogador da temporada. O protagonismo foi assumido com responsabilidade e teve uma boa passagem no futebol inglês.
Foram 60 jogos, 15 gols e 20 assistências com a camisa da West Ham. As boas atuações renderam a Payet convocações a seleção francesa e a titularidade na Euro 2016. Naquela edição o meia atacante fez gols, assistências e chegou na final da competição. O título não veio, pois a França perdeu para Portugal nos acréscimos.