Menu

Giovanni Simeone – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Filho de Simeone desencanta na Itália e já agita mercado europeu | Placar - O futebol sem barreiras para você

Giovanni Simeone – estatísticas

Números de Giovanni Simeone atuando por Napoli, Hellas Verona, Cagliari, Fiorentina, Genoa, Banfield e River Plate em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Giovanni Simeone - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaPart. diretas

Os números de Giovanni Simeone tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

Giovanni Simeone – o início

Giovanni Pablo Simeone Baldini nasceu em 5 de julho de 1995, em Buenos Aires, capital da Argentina. É filho do ex-jogador e atual treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone e da ex-modelo Carolina Baldini.

El Cholito, apelido herdado do pai, conhecido como “El Cholo”, começou sua carreira no futebol muito cedo, nas categorias de base do River Plate, em 2008. Giovanni Simeone teve boa passagem pelas categorias de base do Milionário, e chegou ao time profissional em agosto de 2013.

Cerca de um mês depois, marcou seu primeiro gol como profissional, frente ao Tigre. Porém, o jovem argentino não teve muito espaço em sua primeira temporada no time principal do River Plate. Foram 22 jogos, quatro gols e duas assistências na temporada 2013-14.

Já em 2014-15, o jogador perdeu muito mais relevância do que teve na outra temporada. Apesar do River Plate negociar seus dois principais atacantes, o técnico Marcelo Gallardo não quis contar com Giovanni Simeone, que fez apenas 12 jogos. Porém, esteve presente nas conquistas do Campeonato Argentino, da Copa Sul-Americana, da Recopa-Sul-Americana e da Libertadores.

Com isso, foi emprestado para o modesto Banfiled, também da argentina ao fim da temporada. No Taladro, foi um dos grandes protagonistas da temporada 2015-16. Fez 36 jogos, e marcou 12 gols, número que chamou a atenção de vários clubes europeus.

Genoa e Fiorentina – começo na Itália

Em agosto de 2016, Giovanni Simeone foi negociado pelo River Plate para o Genoa, por 3 milhões de euros. No clube italiano, teve um início sem tanto glamour, começando na reserva. Porém, em seu terceiro jogo, marcou seu primeiro gol no continente europeu.

Foram 37 partidas no Vecchio Balordo, com 14 gols marcados e duas assistências, o que colocou os holofotes na direção do jogador argentino. Logo, foi negociado junto a Fiorentina, por 17 milhões de euros. Em La Viola, permaneceu nas temporadas 2017-18 e 2018-19.

Em sua primeira época, no tradicional clube italiano, foram 41 jogos, 15 gols e quatro assistências, já na segunda, participou de 40 jogos, marcando apenas oito vezes e cedendo as mesmas quatro assistências. A queda de rendimento fez com que Giovanni Simeone fosse emprestado antes do começo da nova temporada.

Cagliari – retomada do bom futebol

Para a temporada 2019-20, Giovanni Simeone estava em busca de voltar a dar seu melhor, e para isso deu um passo para trás e foi emprestado para o Cagliari. Pelos Rossoblùs, fez 37 jogos, e teve boa participação na permanência da equipe na Série A Tim, marcando 12 gols e dando quatro assistências.

Ao fim da temporada, o Cagliari exerceu sua obrigação de compra sobre o jogador. Novamente, os Rossoblùs lutaram contra o rebaixamento, e mesmo com boas atuações, Giovanni Simeone não teve bons números, apesar de ter sido importante para o não descenso da equipe para a segunda divisão italiana.

Hellas Verona – melhor temporada da carreira de Giovanni Simeone

Após seis anos na Itália, Giovanni Simeone teve sua melhor temporada na carreira até então. As boas atuações pelo Cagliari levaram o Hellas Verona a pagar 1.5 milhão de euros para contratar o atleta via empréstimo. El Cholito fez então suas melhores partidas.

Foram 37 jogos, entre Copa da Itália e Série A Tim, com 17 gols e seis assistências, ficando em quarto lugar na lista de artilheiros do Campeonato Italiano.

As boas atuações fizeram com que Giovanni Simeone fosse comprado pelo Hellas Verona, por 10.5 milhões de euros pelo jogador. Mas, o argentino, agora com 27 anos, não chegaria a fazer sua segunda temporada pelo clube, pois logo seria negociado.

Napoli – atualmente

No dia 18 de agosto de 2022, o Napoli anunciou Giovanni Simeone, por empréstimo de uma temporada, pagando 3.5 milhões de euros, e estabelecendo um preço fixo de compra em 12 milhões de euros.

Foi a temporada em que Giovanni Simeone fez sua estreia na UEFA Champions League. Participando de cinco dos seis jogos da fase de grupos da competição, onde marcou quatro gols. Mas, em toda a temporada, só conseguiu oito tentos pela equipe, em 33 jogos.

Mesmo assim, ajudou o Napoli na conquista do título nacional e foi contratado em definitivo. Em 2023/24, teve 19 jogos nos primeiros seis meses da temporada.