Menu

Heung-min Son – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Heung-min Son - números

Heung-min Son – estatísticas

Números do coreano Son atuando por Hamburgo, Bayer Leverkusen e Tottenham em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Son - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaPart. diretas
Tottenham325131660,40197
Bayer Leverkusen872980,3337
Hamburgo782040,2624
TOTAL490180780,37258

Os números de Son tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

Início da carreira de Heung-min Son e chegada na Alemanha

Destaque no Tottenham, Heung-min Son nasceu na cidade de Chuncheon, na Coreia do Sul, no dia 8 de julho de 1992. No futebol, iniciou a trajetória em 2008, atuando pelo FC Seoul.

Só que foi rapidamente se transferiu para o Hamburgo, da Alemanha, fazendo parte do programa da Associação de Futebol da Coreia do Sul. O programa tem o objetivo de promover jovens jogadores promissores em expedições para Europa e América do Sul.

No Hamburgo, defendeu as categorias de base até 2010, quando foi promovido ao time principal. A estreia foi no dia 1 de julho de 2010, mas não encontrou muito espaço na equipe nas primeiras temporadas. Em dois anos, marcou oito gols e deu uma assistência.

Entretanto, no último ano pelo Hamburgo, Son ganhou mais minutos em campo e melhorou o rendimento. Nos 34 jogos que disputou, na temporada 2012-13, marcou 12 gols e deu 15 assistências.

Em 2012, o sul-coreano se envolveu em uma polêmica na equipe. Durante uma sessão de treinamentos do Hamburgo, o jogador não gostou de uma chamada de atenção do companheiro Slobodan Rajkovic. A discussão contou com agressões físicas, com Son acertando um chute no rosto de Arslan, que estava tentando separar a briga. Por fim, o sérvio foi suspenso pela equipe.

Os bons números de Son chamaram a atenção de outra equipe da Alemanha, sendo contratado em 2013 pelo Bayer Leverkusen. No primeiro ano na nova equipe, marcou os mesmo 12 gols da última temporada, mas conseguiu seis assistências.

Na sequência, Son chegou ao auge de sua carreira na Alemanha. Na temporada 2014-15, marcou 17 gols e deu duas assistências. Assim, chamou a atenção de outras equipes da Europa, sendo especulado uma possível transferência.

Son é contratado pelo Tottenham

Destaque na Alemanha, Son foi anunciado pelo Tottenham no dia 28 de agosto de 2015, em uma transação que custou 65 milhões de euros, com vínculo válido até junho de 2023. Além disso, superou Hidetoshi Nakata e se tornou o jogador asiático mais caro da história.

A primeira temporada na Inglaterra não agradou, marcando apenas oito gols e seis assistências em 42 jogos disputados. Entretanto, na temporada 2016-17, tornou-se uma peça fundamental dos Spurs, principalmente no entrosamento com Harry Kane, balançando as redes em 21 oportunidades, além de sete passes para tentos dos companheiros de equipe.

Os números de Son no Tottenham continuaram melhorando, sendo fundamental como artilheiro e ‘garçom’ da equipe. Em participações diretas, o destaque vai para a temporada 2020-21, quando marcou 22 gols e deu 14 assistências.

Na temporada passada, em 2021-22, conseguiu a melhor marca como artilheiro, marcando 24 tentos, sendo 23 na Premier League, maior marcador da competição. Ao todo, foram 372 jogos pela equipe até o fim da temporada 2022-23. Neste período, marcou 145 gols e deu 80 assistências.

Serviço militar obrigatório para Son

Na Coreia do Sul, o serviço militar é obrigatório. Dessa forma, Son enfrentou um drama na carreira, com a possibilidade de se afastar dos gramados para cumprir as questões militares do país, enquanto estava em ótimo momento como jogador do Tottenham.

A possibilidade de evitar isso, era ganhar uma medalha defendendo a Seleção Sul-Coreana. Contudo, não disputou os Jogos Olímpicos 2012, com o objetivo de focar na sua carreira no Hamburgo. Posteriormente, não foi liberado pelo Bayer Leverkusen para disputar os Jogos Asiáticos.

Entretanto, em 2018, venceu os Jogos Asiáticos e o serviço militar obrigatório para o jogador reduziu para dois meses. Portanto, durante a pandemia da Covid-19, a diretoria do Tottenham liberou o atacante para viajar até a Coreia do Sul, onde cumpriu o serviço entre abril e maio, não afetando o restante da temporada e sua carreira.