Menu

Iago Aspas – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Iago Aspas - números e estatísticas

Iago Aspas – estatísticas

Números de Iago Aspas atuando por Celta de Vigo, Sevilla e Liverpool em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Iago Aspas - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaParticipações diretas
Celta de Vigo448193610,43254
Sevilla261010,3811
Liverpool15110,072
TOTAL489204630,42267

Os números de Iago Aspas tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

Nascido em 1987 na cidade de Moaña, na Galiza, Iago Aspas deu seus primeiros passos no futebol aos oito anos, na base no Celta de Vigo. Ainda com pouca idade, Aspas já chamava a atenção da mídia local, por fazer parte de um dos grupos mais talentosos da base do Celeste.

Desde o começo, foi considerado uma futura promessa do futebol espanhol. E estreou no time principal durante a pré-temporada de 2008/09, mas não continuou no decorrer do período.

Apelidado carinhosamente de Mago de Moaña, o jogador teve sua segunda oportunidade na equipe principal na temporada 2009/10. Logo mostrou seu estilo de jogo como centroavante ou segundo atacante, pronto para receber qualquer tipo de jogada.

Começou com a camisa número 11 e balançou as redes seis vezes, mesmo não sendo titular absoluto. O auge da sua primeira passagem pelo Celta de Vigo foi na temporada 2011/12, quando foi uma das peças principais para o retorno do time à La Liga e tornou-se o maior artilheiro do time.

No dia 1º de setembro de 2011, marcou seu primeiro gol na elite do Campeonato Espanhol. Na temporada 2012/13, ajudou na permanência dos Celestes na 1ª divisão e apesar dos gols, isso marcou sua despedida do futebol na Espanha.

Transferência para o Liverpool e retorno ao Celta de Vigo

Em junho de 2013, fez os testes médicos no Liverpool e por 10 milhões de Euros, Iago Aspas chegou aos Reds, mas ficou apenas por um ano. Em julho de 2014, foi emprestado ao Sevilla, onde também ficou um curto período, porém conseguiu alcançar feitos e ajudar os Nervionenses.

Marcou seu primeiro hat-trick pela Copa do Rei e esteve presente na consagração do time andaluz como campeões da Europa League. Um ano depois, voltou ao Celta de Vigo e durante a temporada 2015/16, conseguiu ajudar os Celestes a classificar para a UEFA Europa League e retornar para as eliminatórias da Copa do Rei, cuja qual fazia tempo que a equipe não conseguia passar das primeiras fases.

Nesse mesmo período, realizou sua estreia na Seleção Espanhola em um jogo amistoso, no qual anotou seu primeiro gol com a camisa da La Roja, contra a Seleção Inglesa, no emblemático Estádio de Wembley.

Passagens pela seleção da Espanha

Em março de 2017, estreou em jogo oficial da Espanha contra a Seleção Israelense, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2018. Na competição, marcou apenas dois gols, mas também construiu boas jogadas e assistências para os seus compatriotas.

Um ano mais tarde, foi convocado para ajudar a La Roja na jornada rumo ao bicampeonato na Rússia e abriu o placar no jogo contra Marrocos, que marcava a classificação espanhola para as oitavas de final da competição.

Apesar do bom desempenho, Iago Aspas não esteve presente nas convocações da Seleção Espanhola para a Euro 2020 e para a Copa do Mundo 2022, o que gerou bastante revolta nos torcedores, que não pouparam críticas ao então treinador Luís Enrique.

O Mago de Moaña renovou o seu contrato com o Celta de Vigo ainda em 2022 e expressa seus desejos de ajudar os Celestes a conquistar títulos e bater novos recordes, pelo menos, até o ano de 2025.