Menu

James Maddison – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

James Maddison – estatísticas

James Maddison - números

Números de James Maddison atuando por Coventry, Norwich, Aberdeen, Leicester City e Tottenham em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

James Maddison - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaParticipações diretas

Os números de James Maddison tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

James Daniel Maddison, meio-campista que defende as cores do Tottenham, nasceu no dia 23 de novembro de 1996, na cidade de Coventry, na Inglaterra. Com passagens por Coventry City, Norwich e também pelo Aberdeen, da Escócia. O meia veio do Leicester ao final de 2022/23.

O começo na cidade natal

O pequeno James Maddison começou a trajetória no futebol com a camisa do Coventry City. No juvenil, o inglês ganhou destaque e foi subindo para as outras categorias. Dessa maneira, em 2014, o meio-campista recebeu chances no time principal.

A estreia no profissional aconteceu contra o Cardiff City, válido pela Copa da Liga Inglesa. Após isso, o jogador ficou algumas partidas no banco de reservas. Na temporada 2014/15, Maddison jogava mais pelas Copas da Inglaterra (Copa da Liga Inglesa, FA Cup e EFL Trophy).

Enquanto isso, o Coventry City disputava também a 3ª divisão do Campeonato Inglês. O 1º gol no profissional aconteceu em outubro de 2014, contra o Oldham Athletic, pela 14ª rodada. O meio-campista começou como titular, balançou as redes, mas não conseguiu evitar a derrota pelo placar de 4 x 1.

Após ter a sua 1ª época entre os profissionais, com 18 jogos, dois gols e duas assistências, o Norwich City mostrou interesse em contar com a jovem promessa inglesa. Assim, em 2016, a equipe pagou 2,65 milhões de euros e contratou o meio-campista.

Apesar disso, James permaneceu o restante da temporada 2015/16 no Coventry City por empréstimo. Com mais experiência, o atleta recebia mais oportunidades entre os titulares.

Na 3ª divisão, dos 23 jogos em que esteve à disposição, o meio-campista começou 14 entre os titulares. Com o fim da temporada, chegava também ao fim a trajetória no Coventry City. No clube, James Maddison participou de 42 jogos, marcou cinco gols e deu cinco assistências.

Empréstimo para um time escocês 

O Norwich City decidiu emprestar James novamente, assim, em agosto de 2016, o Aberdeen, da Escócia, chegou a um acordo para assinar com o meio-campista inglês. O jogador estreou com a nova camisa diante do Inverness Caledonian. Dessa forma, se tornou titular rapidamente na equipe escocesa. O grande destaque aconteceu contra o Kilmarnock FC, onde o atleta deu três assistências.

Após cinco meses de empréstimo, James Maddison voltou ao time inglês. Em resumo, pelo Aberdeen, o atleta disputou 17 confrontos, marcou dois gols e deu sete assistências. Com o bom desempenho, o Norwich City decidiu manter o jogador para o restante da temporada 2016/17.

Entretanto, entrou em campo apenas em abril de 2017, diante do Preston. Com quatro jogos, um gol e duas assistências, o inglês finalmente fazia a 1ª época com a camisa do The Yellows.

A grande temporada e chegada no Leicester City

Na Temporada 2017/18, o Norwich City jogou a 2ª divisão do Campeonato Inglês. Então, Maddison se tornou titular da equipe. O inglês foi o principal articulador do clube. Em 49 partidas, o jogador marcou 15 gols e deu 11 assistências. Apenas não foi utilizado em três jogos da época.

Times da Inglaterra começaram a mostrar interesse no meio-campista. O Norwich City não conseguiu segurar James, assim, o aceitou a proposta de 25 milhões do Leicester City. Dessa maneira, assinou um contrato de cinco anos com nova equipe.

Logo na 1ª época, o inglês ganhou a vaga entre os titulares. Ao lado de Vardy, James não sentiu o peso de jogar na Premier League. Logo no 2º jogo com a camisa do Leicester, o meio-campista marcou um gol e ajudou na vitória contra o Wolves.

O jogador também foi fundamental nos títulos do Leicester City (FA Cup 2020/21 e a Supertaça da Inglaterra 2022). No clube, James teve 203 partidas, balançou as redes em 55 oportunidades e deu 41 assistências. Apesar disso, o meio-campista está sofrendo com constante lesões nas últimas temporadas.

Ida para o Tottenham

Em 2023/24, James Maddison decidiu sair do Leicester e ir para o Tottenham. Com um bom início, teve 12 jogos, sendo titular em 11, marcando três gols e dando cinco assistências. No entanto, se machucou em novembro e passou meses sem entrar em campo.