Menu

Laborde – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

 

Laborde – números

Laborde – números atuando por Nice, Rennes, Montpellier, Bordeaux, Clermont Foot, Brestois e Red Star em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Os números de Laborde tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

Gaëtan Laborde, atacante do OGC Nice, nasceu no dia 3 de maio de 1994, em Mont-de-Marsan, na França. O centroavante de 28 anos apenas atuou no futebol francês. Entretanto, nunca recebeu uma oportunidade na Seleção da França.

A trajetória nas categorias de base

Desde pequeno Laborde mostrou interesse no futebol. Dessa maneira, em 2000, com apenas seis anos, o francês ingressou no Stade Montois, clube que está localizado em Mont-de-Marsan. Então, passou oito anos na equipe, se tornou um centroavante e resolveu mudar de equipe. Em 2008, foi para as categorias do Bordeaux. Ficou três temporadas, assim, se juntou ao sub-19.

Rapidamente, o jogador chamou atenção pelos gols marcados. Com características de um centroavante, Laborde participou de alguns campeonatos também no time B do Bordeaux. Todavia, com a possibilidade de jogar em uma equipe profissional, na temporada 2013/14, o Red Star FC contratou o francês por empréstimo.

Um início com altos e baixos

Na época 2013/14, o Red Star FC disputou a 3ª divisão do futebol francês. Apesar disso, Laborde abraçou a oportunidade e começou com bons números. Em resumo, foram 24 partidas e 14 gols. Foi titular em todos os jogos em que esteve à disposição. Com o destaque pela equipe, o jogador voltou ao time B do Bordeaux, mas subiu para o profissional.

O time principal decidiu emprestar o centroavante para o Stade Brestois para a temporada 2014/15. Entretanto, na 2ª divisão, o atleta não conseguiu repetir o mesmo desempenho que mostrou com a camisa do Red Star FC. Com apenas quatro gols em 31 partidas, Gaëtan ficou 14 jogos sem balanças as redes. Dessa forma, perdeu espaço no fim da época.

Após o empréstimo de um ano, o Bordeaux decidiu manter o centroavante para o início da próxima temporada, mas Laborde não conquistou espaço. Foram poucas partidas com o time francês. Para ter mais tempo dentro de campo, o atacante terminou a época 2015/16 no Clermont Foot.

No Stade Brestois, o jogador atuou mais na ponta-esquerda, ou seja, longe do gol e fora da posição de origem. Entretanto, com a camisa do Clermont Foot, Laborde voltou a jogar como centroavante, ficando mais perto do gol adversário. Então, voltou a balanças as redes com mais frequência. Em 18 partidas, o atleta marcou em oito oportunidades.

O fim da trajetória com a camisa do Bordeaux

Gaëtan Laborde passou a temporada 2016/17 e 2017/18 no Bordeaux. Dessa maneira, chegou a ganhar a vaga de titular em determinado momento, mas logo voltou a frequentar o banco de reserva. Em 2018, após muitos empréstimos, a equipe decidiu vender o centroavante francês. O Montpellier pagou três milhões de euros a contratou o atleta.

A estreia com a nova equipe, Gaëtan estreou contra o Amiens SC, em partida válida pela 1ª rodada da Ligue 1. O centroavante viveu altos e baixos na temporada 2018/19, mas sempre esteve entre os titulares.

A grande fase com a camisa do Montpellier aconteceu na época 2020/21, com 43 jogos, 18 gols e nove assistências. Ajudou o time na campanha da Copa da França, onde chegou até a semifinal, mas foi eliminado para o PSG.

Em resumo, viveu bons momentos no Montpellier, assim, algumas outras equipes mostraram interesse em contratar o centroavante francês. Após três anos, em 2021, o Rennes pagou 15 milhões de euros no passe do jogador. No Montpellier, Laborde disputou 118 jogos, marcou 39 gols e deu 20 assistências.

Passagem rápida pelo Rennes e chegada no Nice 

Laborde começou bem a temporada 2021/22 no Rennes, mas viveu uma seca de gols no fim do Campeonato Francês. O jogador participou de apenas 43 partidas, balançou as redes em 17 oportunidades e deu oito assistências com o novo clube, afinal, em 2022, o Nice pagou os mesmos 15 milhões e contratou o centroavante. A princípio, o contrato é válido até junho de 2026.

O jogador quase não sofreu lesões durante a carreira, fato que ajuda. Entretanto, Gaëtan apenas jogou pela Seleção Francesa sub-17, 18, 19 e 20, e nunca foi convocado pela seleção principal.