Menu

Moussa Dembelé – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Moussa Dembelé - números

Moussa Dembelé – estatísticas

Números de Moussa Dembelé atuando por Al Ettifaq, Lyon, Atlético de Madrid, Celtic e Fulham em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Moussa Dembele - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaPart. diretas
Lyon17170170,4187
Atlético de Madrid7000,000
Celtic945190,5460
Fulham641960,3025
TOTAL336140320,42172

Os números de Moussa Dembelé tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

Início de carreira e sucesso no Celtic

Moussa Dembelé, francês, rápido pelos lados do campo, driblador, surgiu no Fulham da Inglaterra ainda muita jovem e das categorias de base foi para o profissional. Em 2016 foi contratado pelo Celtic, da Escócia, após chamar atenção na Premier League com 64 jogos, 19 gols e seis assistências. No entanto, não foi lá que despontou para o cenário do futebol mundial.

A carreira de Dembelé começou a mudar quando se transferiu para o Celtic. Afinal, pelo time escocês o atacante foi titular absoluto e conquistou seis títulos em duas temporadas. Na galeria de troféus está o bicampeonato escocês, duas Copas da Liga Escocesa e duas Copas da Escócia.

Individualmente, foram 51 gols em 94 jogos, além das nove assistências com a camisa do time escocês. As boas atuações renderam-lhe destaques individuais em diversas partidas.

Seleções francesas de base

A projeção de Dembelé se tornar um dos principais jogadores do futebol mundial se deve principalmente pelo fato do jogador ser destaque das categorias de base da França. O atleta este presente nas seleções sub 16, 17, 18, 19, 20 e 21 e marcou 23 gols em 59 jogos

Melhor temporada da carreira

A melhor temporada foi em 2016/17, justamente, quando defendia o Celtic. Na época foram 32 gols marcados e seis assistências, totalizando 28 participações diretas de gols.

Retorno ao país natal

Em 2018, Moussa Dembelé teve a oportunidade retornar à França, seu país natal, para um novo desafio na carreira. O Lyon investiu 22 milhões de euros na chegada do atacante que pertencia ao Celtic para que o atleta fosse então o principal jogador da equipe.

Rapidamente, Dembelé assumiu a titularidade da equipe francesa e conseguiu boas atuações. O principal destaque, sem dúvidas, foi uma grande partida contra o Manchester City pelas quartas de final da Champions League. Na oportunidade, o francês desempatou o jogo que estava 1 x 1 com dois gols após entrar na 2ª etapa.

Depois disso vieram algumas oscilações que fizeram com que o Lyon tentasse o empréstimo para o Atlético de Madrid em 2021. O acordo entre as equipes aconteceu, mas o futebol de Dembelé não deu certo no futebol espanhol.

Afinal, foram sete partidas com a equipe espanhola, nenhum como titular e o jogador logo caiu no “esquecimento” do treinador Simeone. Assim, o atleta foi devolvido ao futebol francês sem ter alcançado a projeção esperada.

Desde então, Moussa Dembelé retornou ao Lyon e o desempenho do atacante oscila bastante. Em algumas situações fica no banco de reservas, em outras aparece entre os titulares. Em 2021/22 o atleta terminou em alta e pareceu ter recuperado o bom futebol.

Os números com a equipe francesa, no entanto, são bons. Antes do início da temporada 2023-24, Dembelé marcou 70 gols em 172 partidas, além das 19 assistências. Ao fim da temporada, foi anunciado a saída do jogador. O seu destino foi o Al Ettifaq, da Arábia Saudita.