Moussa Diaby – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas
Moussa Diaby – números atuando por Aston Villa, Bayer Leverkusen, PSG e Crotone em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências
Indice
Moussa Diaby – números
Clube | Jogos | Gols | Assistências | Média | Part. diretas |
---|
Os números de Moussa Diaby tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com
Moussa Diaby – O Início
Moussa Diaby, nascido em 7 de julho de 1999, em Paris, capital da França, atua como ponta-esquerda. O jogador é filho de pais originários do Mali, país do continente africano, por isso, tem dupla-nacionalidade: é francês e malinês. Começou no futebol em 2009, com apenas 10 anos, jogando pelo clube de bairro Espérance Paris 19ème, onde ficou até 2013.
De lá, chamou a atenção do Paris Saint-Germain, ficando na base do gigante francês entre 2013 e 2017, quando participou de metade da temporada 2016-17 com o elenco sub-20 e na equipe B. Foram 15 jogos, com três gols e uma assistência.
Já na temporada seguinte, após boa atuação ainda elo sub-20 do PSG, foi emprestado em janeiro para o modesto Crotone, da Itália. Atuou em apenas duas partidas, uma como titular, e outra como reserva, somando apenas 69 minutos na campanha dos Pitagorici, que acabou caindo para a segunda divisão italiana.
Paris Saint-Germain – a primeira grande chance
Apesar das poucas oportunidades no Crotone, na temporada 2018/19, Moussa Diaby foi integrado ao elenco profissional do Paris-Saint-Germain. Sua estreia demorou, mas no dia 14 de setembro de 2018, entrou no final do confronto contra o Saint-Étienne, e em menos de três minutos em campo, marcou seu primeiro gol com a camisa do Paris.
Foi bastante utilizado no decorrer da temporada, participando de 34 jogos, marcando quatro gols e dando sete assistências para seus companheiros de equipe. Foi uma ótima temporada para um jovem de na época apenas 20 anos.
Bayer Leverkusen – venda inesperada e sucesso na Alemanha
Após a boa temporada de Moussa Diaby, uma negociação surpreendente ocorreu. Por 15 milhões de euros, o PSG vendeu o ponta-esquerda para o Bayer Leverkusen. Logo na época 2019/20, o jovem francês começou mal, mas rapidamente assumiu a titularidade. Fez 39 jogos, marcando oito gols e dando o mesmo número de assistências, ajudando seu novo clube a ficar em 4º lugar na Bundesliga.
Já na temporada 2020/21, seus números tiveram uma melhora gradativa. Foram 43 partidas, marcando 10 gols e ajudando seus companheiros com 15 assistências. Porém, o Bayer Leverkusen, apesar de ter pontuado mais, acabou perdendo uma posição na Bundesliga, ficando em 5º lugar e se classificando apenas para a UEFA Europa League.
Na temporada seguinte, Moussa Diaby teve seus melhores números em sua curta carreira. Ente UEFA Europa League, Bundesliga e DFB-Pokal, o jovem francês marcou 17 gols, e deu 14 assistências, sendo o segundo principal artilheiro da equipe e o principal garçom.
As boas atuações de Moussa Diaby, e de todo o ataque do Bayer Leverkusen, fizeram com que a equipe alemã chegasse na 3ª posição, classificando-se para a UEFA Champions League. O francês tomou o protagonismo para si no Bayer Leverkusen, e com apenas 23 anos, chegou na atual temporada 2022/23 como o principal jogador do ataque dos Löwens.
Chegada na Inglaterra
Com o destaque que teve na Alemanha, Moussa Diaby chamou a atenção de clubes da Premier League. Em 2023/24, foi contratado pelo Aston Villa, onde tem bons números.
Seleção Francesa – do sub-18 até a equipe principal
Moussa Diaby ingressou na seleção francesa em 2016, fazendo apenas 11 jogos, e marcando dois gols. Nos anos seguintes, foi subindo pelas categorias sub-19, sub-20 e sub-21. Na soma de todas suas aparições, fez 49 partidas, e marcou 14 gols. Sua última aparição na equipe nacional na base foi em 2021, antes de completar 21 anos.
No dia 1º de setembro de 2021, fez sua estreia pela seleção francesa, em um confronto contra a Bósnia e Herzegóvina, que acabou empatado por 1 x 1. Desde então, Moussa Diaby participou de oito jogos, mas não balançou as redes. O francês esteve na campanha do título da UEFA Nations League da temporada 2020-21, porém, o técnico Didier Deschamps não chamou o ponta-esquerda para a Copa do Mundo em 2022.
Jornalista esportiva de 26 anos, com paixão pelo futebol. Redatora com passagens pelo Minha Torcida, Premier League Brasil e Futebol na Veia.