Menu

Nkunku – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Números de Nkunku atuando por Chelsea, PSG e RB Leipzig em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Nkunku - números e estatísticas

Nkunku – estatísticas

Nkunku - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaPart. diretas

Os números de Nkunku tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

Christopher Alan Nkunku, conhecido como Nkunku, nasceu no dia 14 de novembro de 1997, em Lagny-sur-Marne, França. O meia-atacante joga, atualmente, pelo RB Leipzig. No entanto, o atleta defende o Chelsea.

Atuação nas categorias de base

Nkunku é filho de congoleses, nascido em uma comuna localizada nos subúrbios de Paris. De 2003 a 2009, o atleta jogou bola pelo clube AS Marolles, na modalidade juvenil.

Depois disso, aos 12 anos, Nkunku ingressou na categoria de base do RCP Fontainebleau, time polo qual atuou durante mais ou menos um ano.

Em 2010, considerando os seus constantes avanços, foi inscrito na academia de treinamento profissionalizante do Paris Saint Germain, clube que foi o principal responsável pelo seu destaque no futebol profissional.

Destaque no Paris Saint-Germain

2010 – 2014

Nkunku aproveitou o ambiente bem estruturado e a grande equipe técnica do PSG para desenvolver suas potencialidades, visando alcançar espaço no futebol profissional.

Além de treinar, o atleta também desenvolveu uma amizade com Presnel Kimpembe, zagueiro que até hoje atua pelo clube francês.

Nesses quatro anos atuando na categoria de base, Christopher destacou-se pela rapidez, visão de jogo e realização de dribles. Assim, não demorou muito para que deixasse de ser considerado um atleta amador e fosse integrado à equipe principal.

2015 – 2019

Aos 18 anos de idade, o jogador chegou ao time profissional, integrando a equipe B do PSG, que é voltada para a atuação dos iniciantes. Isto ocorreu por influência e seleção do técnico Laurent Blanc.

Apenas no dia 8 de dezembro do mesmo ano, Nkunku estreou pela UEFA Champions League. Naquele dia, a equipe adversária era o Shakhtar Donetsk. Christopher substituiu Lucas Rodrigues Moura, já aos 87 minutos de jogo.

Participando deste jogo, o jogador se tornou o 6º mais jovem a atuar PSG. O primeiro gol como atleta profissional aconteceu no dia 7 de janeiro de 2017. Neste dia, o rival Sporting Club Bastia foi goleado por, durante a Copa da França.

Posteriormente, em outra partida com muitos gols, no dia 10 de março de 2018, contra o FC Metz, Nkunku marcou mais uma vez. Sendo um dos destaques do time, o atleta começou a ser sondado por outros clubes.

Na época, ele aceitou a proposta do clube alemão RB Leipzig, válido por 5 anos. A taxa de transferência girou em torno de 13 milhões de Euros e o contrato foi assinado no dia 17 de julho de 2019.

Deslanche no RB Leipzig

No dia 11 de agosto de 2019, o técnico Julian Nagelsmann escalou Nkunku pela primeira vez e como titular, em partida válida pela 1ª fase da Copa da Alemanha. Na ocasião, o RB Leipzig venceu Osnabrück por 3 x 2.

Na semana seguinte, em um embate contra o Union Berlin, o jogador entrou apenas na segunda etapa, mas marcou seu primeiro gol pelo clube, fechando a goleada por 4 x 0. Nesta primeira temporada atuando pelo RB Leipzig, Nkunku teve atuações de destaque, seja pelos gols, seja pelas assistências, sendo o 3º jogador que cedeu mais assistências na Bundesliga.

Em 15 de setembro de 2021,numa partida contra o Manchester City, o atleta realizou um hat-trick. Apesar do destaque, o jogador viu seu time ser derrotado pelo placar de 6 x 3 fase de grupos da UEFA Champions League.

Alguns dias depois, Nkunku garantiu 2 gols em um embate contra o Hertha Berlin Sporting Club. Dessa vez, o jogador pode comemorar uma vitória por 6 x 0.

O meia-atacante estava tão iluminado que, sete dias depois, desta vez contra o Vfl Bochum, Nkunku marcou mais dois gols. Com todas essas boas atuações, não era muito difícil imaginar que logo ele integraria o elenco da Seleção Francesa.

Azar na sua primeira convocação para a Copa do Mundo

A primeira atuação internacional de Nkunku ocorreu em 2012, quando ele defendeu a Seleção Francesa Sub-16. Nesta época, ele participou de três amistosos. O atleta voltou a ser convocado nos anos de 2016, 2017 e 2018, atuando, respectivamente, pelas equipes Sub-19, Sub-20 e Sub-21.

Em 2022, Nkunku passou foi convocado para integrar o time principal da França, atuando contra a Costa do Marfim, em 25 de março, e contra a África do Sul, em 29 do mesmo mês.

O atleta chegou a ser convocado e já estava treinando para atuar na Copa do Mundo 2022, quando sofreu uma lesão e teve que ser cortado da lista. Após uma dividida com o volante Camavinga, Nkunku sofreu uma entorse no joelho esquerdo.

Contratação pelo Chelsea

Mesmo lesionado, Nkunku não saiu dos radares de outras equipes. Assim, ainda no final de 2022, o atleta fechou contrato com o Chelsea. Cabe destacar que na temporada de 2021/22, o atleta marcou 35 gols e deu 16 assistências. Além disso, ele foi escolhido como o melhor jogador da Bundesliga.

Pelo contrato, Nkunku começara a atuar pelo time inglês a partir de julho de 2023. Segundo informações divulgadas por Fabrizio Romano, renomado jornalista italiano, o valor pago pelo Chelsea é de cerca de 72 milhões de euros.

Só que demorou para fazer a sua estreia, já que, ainda em agosto, precisou passar por uma cirurgia. Entrou em campo pela primeira vez em 19 de dezembro, marcado gol no segundo jogo.