Menu

Oyarzabal – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Oyarzabal - números

Oyarzabal – estatísticas

Números de Oyarzabal atuando pela Real Sociedad e Eibar em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Oyarzabal - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaPart. diretas
Real Sociedad29482440,279126
TOTAL29482440,279126

Os números de Oyarzabal tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

Nascido na cidade de Eibar, Mikel Oyarzabal começou no futebol na sua escola A mando do delegado do S.D Eibar, Germán Andueza Berregui, que viu muita potência quando o jogador ainda era criança.

Pouco depois, chegou na base dos Armagiñak, onde permaneceu até os 14 anos. Em 2011, foi para a Real Sociedad e voltou por empréstimo ao S.D Eibar na temporada 2013/14 e no período seguinte, voltou aos Txuriurdin.

Começou a jogar nos times filiais da Real Sociedad e, pouco a pouco, foi ganhando destaque. Era para Oyarzabal jogar a temporada 2015/16 com a Real Sociedad B, mas como o centroavante mostrou um ótimo desempenho, conquistou um espaço no time principal dos Txuriurdin.

Fez a sua estreia em outubro de 2015. Nesse período, marcou seis gols em 24 jogos e terminou a temporada como titular absoluto, tornando-se a maior revelação do time basco.

No início da temporada 2016/17, Oyarzabal renovou o seu contrato com a Real Sociedad. Mas, nesse meio tempo, o atacante marcou apenas quatro gols, apesar de um deles ter sido essencial para a classificação dos Txuriurdin na Europa League.

Na temporada seguinte, alcançou seu 100º jogo com a camisa da Real Sociedad e foi o 2º maior artilheiro do time, com 14 gols em 43 jogos.

Camisa 10 e conquista da Copa do Rei

Rapidamente, o jogador se tornou uma das principais figuras do time de San Sebastián e com um dos melhores desempenhos. Conquistou a camisa 10 após a aposentadoria de Xabi Prieto e também a braçadeira de capitão Txuriurdin.

Na temporada 2018/19, anotou 14 gols com a Real Sociedad, em 41 jogos e terminou o período sendo o maior artilheiro do time.

Em 2019/20, Oyarzabal marcou 10 gols e deu 11 assistências nos Txuriurdin, incluindo o único gol da equipe na final da Copa do Rei 2020, que aconteceu em 2021 por conta da pandemia, dando o 3º título para equipe e o primeiro depois de 34 anos.

Na temporada 2021/22, o jogador rompeu o ligamento durante um treino da Real Sociedad em março e perdeu o restante do período, além do começo da temporada 2022/23. Voltou aos treinos em grupo em outubro e aos gramados no último dia de 2022, em partida contra o Osasuna.

Com uma grande história no Real Sociedad, Oyarzabal tem 289 jogos pelo clube, com 81 gols marcados, ao final da temporada 2022-23.

Mikel Oyarzabal na seleção da Espanha

Mikel Oyarzabal também é um nome absoluto na Seleção Espanhola, tendo feito parte também das bases da La Roja. Estreou no time principal em 2016, quando Vicente Del Bosque ainda era treinador e chamou o jogador para se familiarizar com o ambiente em futuras convocações.

Em 2019, estreou e marcou seu primeiro gol nas eliminatórias para a Euro 2020, em partida contra a Suécia. No final de 2020, o jogador participou da Nations League e ajudou na classificação espanhola para a próxima fase do torneio, marcando o único gol na partida contra a Suíça e o 5º gol no confronto contra a Romênia.

No ano seguinte, participou da Eurocopa e balançou as redes contra a Seleção Croata nas oitavas de final da competição, mas a La Roja foi eliminada nas semifinais. Ainda em 2021, Oyarzabal se juntou com a Seleção Espanhola Sub-23 nas Olimpíadas de Tóquio 2020, marcando três gols em seis jogos e conquistando a medalha de prata na final.

Para encerrar o ano, anotou o único gol espanhol na final da Nations League contra a França, mas a La Roja não levou o título inédito. Em 2022, vestiu a camisa da Espanha somente duas vezes, por conta da lesão que o deixou fora dos campos por nove meses.

O treinador Luís Enrique expressou a importância do atleta no time e ressaltou que Oyarzabal sempre esteve presente em suas convocações, sendo uma pena não poder convocá-lo para a Copa do Mundo 2022.