Taiwo Awoniyi – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas
Indice
- 1 Taiwo Awoniyi – estatísticas
- 2 Início da carreira
- 3 Imperial Soccer Academy
- 4 Primeiro empréstimo: FSV Frankfurt
- 5 Segundo empréstimo: NEC Nijmegen
- 6 Terceiro empréstimo: Mouscron
- 7 Em menos de um ano, emprestado para dois times diferentes
- 8 Últimos dois empréstimos
- 9 Contratação permanente pelo Union Berlin
- 10 Contratação milionária pelo Nottingham Forest
- 11 Atuações pela seleção da Nigéria
Taiwo Awoniyi – estatísticas
Clube | Jogos | Gols | Assistências | Média | Participações diretas |
---|---|---|---|---|---|
#REF! |
Os números de Taiwo Awoniyi tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com
Taiwo Micheal Awoniyi – conhecido como Taiwo Awoniyi – nasceu no dia 12 de agosto de 1997, em Ilorin, na Nigéria. O atacante que, atualmente, joga pelo Nottingham Forest também tem sido convocado para a seleção nigeriana.
Início da carreira
Desde muito cedo, Taiwo corria por quilômetros, diariamente, tentando mostrar sua vontade e compromisso para chegar às categorias de base.
Em 2010, o atleta participou de uma competição de futebol promovida pela Coca-Cola, em Londres. Seyi Olofinjana – ex meio-campista nigeriano – descobriu o seu talento vendo-o jogar neste campeonato.
Seyi já havia fundado uma instituição com Atiba Bankole, a Imperial Soccer Academy. Depois de os veteranos convencerem os pais de Taiwo, o atleta se mudou para uma cidade a cerca de 200km longe da família com o objetivo de desenvolver seu futebol, como também de ter melhor acesso à educação e ao bem-estar.
Imperial Soccer Academy
Além de conceder um desenvolvimento em relação ao futebol, a Imperial Soccer Academy também focava nos aspectos educacionais. Por isso, Taiwo permaneceu lá de 2010 a 2015.
Em relação a Awoniyi, especificamente, havia o objetivo principal do ganho de massa muscular, tendo em vista que ele era muito magro. Atiba conta que quando o atleta voltava da escola, ia diretamente para a academia e mostrava muita determinação.
Os resultados começaram a aparecer já em 2013. Neste ano, o atleta foi convocado para disputar a Copa do Mundo pela seleção nigeriana Sub-17. Com um forte elenco, a Nigéria saiu campeã, tendo Taiwo marcado quatro gols durante a competição.
Assim, vários clubes da Europa começaram a ter interesse no jovem jogador. A princípio, segundo Atiba, não era bem-vista uma venda para um grande clube, já que ele teria que disputar posição com outros atletas mais maduros. A intenção era vendê-lo para uma equipe menor.
No entanto, uma oferta grandiosa do Liverpool mudou os planos. Mais do que a questão financeira, o clube apresentou planos de carreira irresistíveis. Um dos pontos principais era que o atleta se encaixaria no time principal em mais ou menos cinco anos.
Assim, no dia 31 de agosto de 2015, Awoniyi assinou com o time inglês 400 mil euros. No entanto, como prática comum em relação aos jovens destaques, o jogador foi imediatamente emprestado.
Primeiro empréstimo: FSV Frankfurt
Awoniyi fez sua primeira temporada profissional em 2015/16 atuando pelo FSV Frankfurt, por empréstimo. Estreou como substituto em um jogo da Copa da Alemanha contra o Hertha Berlin. Antes de ser utilizado como titular, em 19 de fevereiro de 2016, jogou seis partidas, entrando apenas na segunda etapa.
O atacante atuou, no total, em 14 embates, marcando apenas uma vez. Além disso, sofreu o rebaixamento com a equipe do Frankfurt, retornando ao Liverpool no final da temporada.
Segundo empréstimo: NEC Nijmegen
Em 26 de agosto de 2016, o NEC Nijmegen confirmou que havia assinado um contrato de empréstimo durante uma temporada.
Na sua estreia, no dia 10 de setembro, em partida contra o PSV Eindhoven, o NEC foi derrotado por 4 x 0. Mais uma vez, Taiwo não conseguia alcançar resultados tão bons.
O atacante marcou três gols em 22 jogos e, mais uma vez, sofreu com o rebaixamento da equipe que atuava. Isto porque o NEC caiu na Eredivisie em 2017.
Terceiro empréstimo: Mouscron
Em julho de 2017, Awoniyi foi anunciado como reforço do clube belga Royal Excel Mouscron em mais um empréstimo de uma temporada.
A sua estreia aconteceu no dia 12 de agosto, já como titular, contra o KSC Lokeren. Dessa vez, o atleta só precisou 22 minutos para marcar pela primeira vez.
Ao final da temporada, Taiwo havia atuado em 31 partidas, marcado 10 vezes e concedido quatro assistências a gols. De longe, a melhor atuação do jovem craque.
Em menos de um ano, emprestado para dois times diferentes
Apesar de não ter tido nenhuma chance no time do Liverpool, um novo contrato de longo prazo foi selado no dia 17 de julho de 2018.
Seis dias depois, mais uma vez, Taiwo foi emprestado. Desta vez, para outro time belga, o Gent. Lá o jogador repetiu seu feito no Nec: 22 partidas e 3 gols. As atuações não parecem ter agradado tanto, então em 11 de janeiro do ano seguinte, ele voltou ao Mouscron.
Meses depois, o atacante revelou que lutava para obter o visto de trabalho no Reino Unido e que a demora para conseguir isso poderia acabar com sua carreira no Liverpool.
Taiwo parece ter se readaptado bem ao Mouscron. Em 16 partidas, 11 gols foram marcados.
Últimos dois empréstimos
No dia 6 de agosto de 2019, o Liverpool anunciou o sexto empréstimo de Taiwo. O atacante, desta vez, juntou-se ao Mainz 05, clube alemão, para participar da Bundesliga.
Em 12 jogos, um gol foi marcado. Um acontecimento em relação ao jogador é que ele precisou ser hospitalizado em junho de 2020, pois sofreu uma concussão grave na partida em que o Mainz 05 foi derrotado pelo FC Augsburg.
Em setembro de 2020, Awoniyi partiu para o seu sétimo e último período de empréstimo. Agora, o contrato foi assinado junto ao Union Berlin, que também atuava na Bundesliga.
Contratação permanente pelo Union Berlin
Taiwo não teve a esperada chance de atuar pelo Liverpool. Em 20 de julho de 2021, o Union Berlin, pagou cerca de 6,5 milhões de euros pelo jogador, para tê-lo de forma definitiva.
Como o time inglês não tinha espaço para o jovem jogador, foi uma negociação fácil e bem-vista por ambas as partes. O atacante atuou em 43 jogos e marcou 20 gols pela equipe alemã antes de ser contratado pelo seu clube atual.
Contratação milionária pelo Nottingham Forest
Menos de um ano atuando de forma definitiva pelo Union Berlin, o atleta foi contratado pelo Nottingham Forest, que atua pela Premier League, pelo período de cinco anos.
Cabe destacar que o atacante foi a primeira contratação do time, que em 2022 retornava à mais alta liga inglesa de futebol. Além disso, o Forest gastou 17 milhões de euros para essa contratação, em busca de fortalecer o seu time e permanecer na Premier League.
Pelo time inglês, antes da temporada 2023-24, participou de 30 jogos, com 11 gols marcados.
Atuações pela seleção da Nigéria
Além de ter sido campeão da Copa do Mundo Sub-17 em 2013, Taiwo foi convocado outras vezes pela seleção nigeriana.
Em 2015, venceu o Campeonato Africano Sub-20, no Senegal e participou da Copa do Mundo FIFA Sub-20.
Mais recentemente, em 2021, foi selecionado por Gernot Rohr para jogar pela equipe da Nigéria nas eliminatórias da Copa do Mundo 2022. Fez sua estreia na derrota por 1 x 0 contra a República Centro-Africana.
Awoniyi também representou sua nação na AFCON 2021, quando liderou o ataque da durante toda a competição. O único gol que ele marcou foi na partida contra o Sudão, na qual a Nigéria venceu por 3 x 1.
Jornalista esportiva de 26 anos, com paixão pelo futebol. Redatora com passagens pelo Minha Torcida, Premier League Brasil e Futebol na Veia.