Menu

Tammy Abraham – números, estatísticas, gols, assistências, média e participações diretas

Tammy Abraham - números

Tammy Abraham – estatísticas

Números de Tammy Abraham atuando por Roma, Bristol City, Swansea City, Aston Villa e Chelsea em competições oficiais: total de jogos, gols e assistências

Tammy Abraham - estatísticas
ClubeJogosGolsAssistênciasMédiaParticipações diretas

Os números de Tammy Abraham tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com

Kevin Oghenetega Tamaraebi Bakumo-Abraham, conhecido como Tammy Abraham, nasceu no dia 2 de outubro de 1997, em Londres, no Reino Unido. O atacante que foi revelado pelo Chelsea atualmente joga pelo Roma.

Categoria de base do Chelsea

Desde muito cedo, Tammy Abraham já ingressou na categoria juvenil do Chelsea. Assim, a partir do sistema de academia do clube, progrediu e competiu na Liga Jovem da UEFA e na FA Youth Cup em 2015 e 2016.

Em 2016, Abraham foi considerado um dos destaques, já que marcou oito gols em nove partidas. Esta atuação o transformou no segundo maior goleador do torneio.

Além disso, neste mesmo ano, a equipe do Chelsea foi para a final da FA Youth Cup. Na partida, Tammy marcou um gol e o seu clube derrotou Manchester City.

Oportunidade no time profissional

Sendo um dos destaques das categorias de base, o então treinador, Guus Hiddink, o convidou para treinar com o time principal ao final da temporada. A sua primeira chance de atuação na equipe principal aconteceu em 11 de maio de 2016.

Em um jogo pela Premier League, contra o Liverpool, Tammy substituiu Bertrand Traoré aos 74 minutos. No jogo seguinte, o atacante teve mais uma chance. Em um embate contra o Leicester, o atleta também entrou na segunda etapa, substituindo o mesmo jogador da partida anterior.

Primeiro empréstimo: Bristol City

Apesar de ser um destaque na equipe juvenil, aparentemente o jogador teve dificuldades ao ingressar na equipe principal. Por isso, no dia 5 de agosto de 2016, Tammy foi emprestado ao Bristol City por uma temporada.

Lá, o centroavante realizou sua estreia no dia seguinte. Apesar de também ter entrado na partida como substituto – desta vez de Josh Brownhill –, Abraham marcou seu primeiro em um jogo que terminou com a vitória do Bristol City sobre o Wigan por 2 a 1.

No embate seguinte, o atleta já atuou como titular e foi responsável pelo único gol que marcou mais uma vitória, desta vez contra o Wycombe Wanderes. Com isso, a equipe de Tammy avançou para a segunda rodada da Copa da Liga Inglesa.

Em setembro, o atleta foi nomeado como jogador do mês na Championship, como também recebeu o prêmio jogador jovem da EFL.

Ao final da temporada, Abraham tinha marcado 23 gols, alcançando o segundo lugar na artilharia, perdendo apenas para Chris Wood, do Leeds. Além disso, o Bristol City evitou o rebaixamento e concedeu a Tammy o prêmio de jogador do ano da equipe.

Acidente de carro

Enquanto estava emprestado ao Bristol City, em janeiro de 2017, Abraham se envolveu em um acidente de carro. Ele dirigia o automóvel sem carteira de habilitação e precisou prestar depoimentos à justiça. Apesar disso, cabe destacar que não houve mortos em decorrência do acidente e que, no mesmo ano, Tammy tirou a sua habilitação.

Segundo empréstimo: Swansea

Após o final do empréstimo para o Bristol City, em 4 de julho de 2017 o Chelsea anunciou uma renovação com o atleta por mais cinco anos. Cabe considerar que o jogador estava no clube desde 2004.

Após a assinatura, o jovem promissor foi emprestado mais uma vez. Brighton, Newcastle e Celtic disputavam a assinatura de um contrato de empréstimo, mas foi o Swansea que conseguiu.

Apesar de ter apresentado boas atuações, o número de gols foi bem menor se comparado à temporada anterior. Enquanto pelo Bristol, Tammy marcou 26 vezes, pelo Swansea o atacante só conseguiu marcar oito gols.

Terceiro empréstimo: Aston Villa

Apesar dos muitos anos dentro do Chelsea, Tammy quase não teve oportunidades de atuar pela sua equipe. Assim, depois do término do contrato com o Swansea, mas uma vez o atacante foi emprestado, desta vez para o Aston Villa.

Desta vez, na temporada de 2018/19, Abraham voltou a ser destaque no futebol. Atuando em 40 partidas, o jogador chegou aos 26 gols, sendo artilheiro da Championship. Dessa forma, o atleta ficava cada vez mais próximo do seu objetivo: disputar uma vaga no time titular do Chelsea.

Retorno ao Chelsea

Após ter demonstrado sua capacidade técnica em outros clubes, Tammy retornou e foi integrado ao Chelsea para a temporada 2019-20. Infelizmente, sua estreia ocorreu em uma derrota por 4 x 0 para o Manchester United.

Apesar disso, teve a oportunidade de marcar seus dois primeiros gols contra o Norwich City. Marcou seu primeiro hat-trick contra o Wolverhampton, chegando à marca de sete gols em três jogos.

Venda para a Roma

Depois de duas temporadas, 80 partidas e 32 gols pelo Chelsea, Tammy Abraham assinou contrato com a Roma em agosto de 2021. O trato prevê que o jogador pertence ao clube por cinco temporadas.

Tammy perdeu lugar na equipe para Lukalu. Assim, a Roma, que não podia mais contar com Edin Dzeko, contratado pela Inter de Milão, foi atrás do atacante promissor. Para esta contratação, o clube desembolsou 40 milhões de euros.

Além disso, Fabrizio Romano afirma que o Chelsea terá uma cláusula de recompra a partir d 2023, no valor de 80 milhões de euros. O jogador inglês tem atuação fundamental na equipe treinada por José Mourinho.

Além disso, alcançou marcas históricas pelo clube. Na temporada passada, Tammy marcou mais gols do que Gabriel Batistuta e Vincenzo Montella, que marcaram 21 vezes na sua temporada de estreia.