Números de Thiago Neves por Grêmio e Cruzeiro
Indice
- 1 Quais os números de Thiago Neves atuando por Sport, Grêmio e Cruzeiro?
- 2 – VEJA TAMBÉM:
- 3 Thiago Neves
- 4 Início pelo Paraná
- 5 Atuação no Japão
- 6 Três passagens pelo Fluminense
- 7 Venda para o Hamburgo
- 8 Atuação na Arábia Saudita
- 9 Passagem pelo rival do Fluminense
- 10 Terceira passagem pelo Fluminense
- 11 Temporadas no futebol árabe
- 12 Retorno ao Brasil
- 13 Ida para o Grêmio
- 14 Último time em que atuou até o momento
- 15 Desejo de encerrar a carreira no Fluminense
- 16 Convocações para a Seleção Brasileira
Quais os números de Thiago Neves atuando por Sport, Grêmio e Cruzeiro?
FutDados traz, nesse post, os números do meia Thiago Neves atuando por Sport, Grêmio e Cruzeiro em jogos oficiais: jogos, gols e assistências:
Os números de Thiago Neves tiveram como fontes: footstats.net, ogol.com.br, transfermarkt.com e soccerway.com
– VEJA TAMBÉM:
Dicas de Apostas:
Thiago Neves
Thiago Neves Augusto – mais conhecido como Thiago Neves – nasceu em 27 de fevereiro de 1995, em Curitiba. O meio-campista atualmente está sem clube, mas sonha em se aposentar jogando pelo Fluminense.
Início pelo Paraná
Thiago Neves começou sua carreira nas categorias de base do Paraná em 2004. Quatro anos depois foi promovido para a equipe principal, mas só começou a atuar em 2005. Na época, o jogador era considerado um dos melhores atletas do campeonato estadual. No entanto, Thiago também já apresentava problemas disciplinares.
Em novembro de 2005, foi afastado por chegar atrasado aos treinos. Assim, apesar de ter feito uma boa campanha, os problemas fizeram com que a direção do clube resolvesse emprestar o jogador.
Atuação no Japão
Em 2006, Thiago Neves foi para o Vegalta Sendai, time da Segunda Divisão do Japão, por empréstimo. Lá, o meio-campista foi treinado por Joel Santana e ainda encontrou outros brasileiros: Borges e Lopes Tigrão.
Durante o período de uma temporada, atuou em 36 partidas e marcou oito vezes.
Três passagens pelo Fluminense
Thiago Neves foi para o Fluminense em 2007 e chegou com a expectativa apenas de ser uma peça de reposição. O meio-campista auxiliou na conquista da Copa do Brasil, destacando-se nas partidas que atuou.
Apesar das polêmicas, o jogador acabou fechando contrato para atuar por mais três anos no clube carioca. No final do ano, ganhou a Bola de Ouro da revista Placar, que o reconheceu como melhor jogador do Brasileirão.
Em 2008, pela Copa Libertadores da América, o jogador teve ótimas atuações e participações decisivas. Na final, contra a LDU, Thiago Neves marcou três gols no tempo regulamentar. Mas, esse resultado levava à prorrogação e terminou naquela famosa cobrança de pênaltis.
Depois de ser vendido para o Hamburgo, o jogador voltou para disputar o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil pelo Fluminense em 2009. Apesar dos bons jogos, não conseguiu render tanto quanto da primeira vez. Assim, ao final do empréstimo, foi inevitável a sua volta ao futebol estrangeiro.
No dia 17 de janeiro de 2012, Thiago teve confirmado o seu retorno para o Fluminense, após assinar contrato por quatro temporadas. O valor da transação foi de cerca de 16 milhões de reais.
Considerando suas boas atuações, logo surgiram boatos de que clubes estrangeiros tinham interesse no atleta. No dia 10 de julho de 2013, ele foi vendido novamente ao Al-Hilal pelo valor de 6 milhões de euros.
Juntando os números desses três períodos distintos, pode-se afirmar que ele participou de 173 partidas e marcou 46 gols.
Venda para o Hamburgo
Em 29 de agosto de 2008, Thiago foi vendido ao Hamburgo por 9 milhões de euros. No entanto, o jogador teve poucas oportunidade e só atuou em nove jogos.
O atleta chegou a ser negociado com o Al-Hilal, por 7 milhões de euros. Mas, o empresário do atleta propôs um acordo em que o meio-campista fosse emprestado ao Fluminense por cinco meses. A proposta foi aceita e Thiago retornou ao Rio de Janeiro.
Atuação na Arábia Saudita
Em junho de 2009, o atleta voltou ao Al-Hilal e teve uma ótima atuação. Durante o tempo que atuou no time árabe, conquistou o Campeonato Saudita duas vezes e a Copa da Coroa do Príncipe.
Em 46 jogos, o meio-campista marcou 22 vezes.
Passagem pelo rival do Fluminense
Em janeiro de 2011, o Flamengo adquiriu 20% dos direitos econômicos do jogador. O restante continuava sendo do Al-Hilal. Seu primeiro gol ocorreu no mesmo mês, contra o Vasco.
No Campeonato Brasileiro de 2011, foi um dos destaques da equipe junto com Ronaldinho Gaúcho, Willians e Léo Moura.
Terceira passagem pelo Fluminense
No dia 17 de janeiro de 2012, Thiago teve confirmado o seu retorno para o Fluminense, após assinar contrato por quatro temporadas. O valor da transação foi de cerca de 16 milhões de reais.
Considerando suas boas atuações, logo surgiram boatos de que clubes estrangeiros tinham interesse no atleta. No dia 10 de julho de 2013, ele foi vendido novamente ao Al-Hilal pelo valor de 6 milhões de euros.
Temporadas no futebol árabe
Thiago Neves atuou pelo Al-Hilal por duas temporadas. Neste período, participou de 60 partidas e marcou 28 gols. Depois disso, foi vendido para o Al Jazira e atuou em 46 partidas, marcando 15 vezes.
Retorno ao Brasil
No dia 5 de janeiro de 2017, o jogador acertou com o Cruzeiro, assinando por três temporadas. Seu primeiro gol aconteceu no dia 1 de abril, no clássico contra o Atlético Mineiro.
Em 2019, envolveu-se na polêmica demissão do treinador Rogério Ceni, tendo sido considerado um dos “culpados”. Após este caso, ainda foi considerado como o responsável pela queda do time para a Série B.
Isto porque o jogador perdeu um pênalti na derrota para o CSA. Muitas pessoas afirmam ter sido um erro proposital já que foi vazado um áudio em que Thiago cobrava salários atrasados.
No dia 20 de dezembro, ele pediu rescisão do contrato, mas ela só foi oficializada em 22 de janeiro de 2020. Nesses três anos, foram 151 jogos, 41 gols e 20 assistências.
Ida para o Grêmio
No início de 2020, Thiago Neves foi apresentado juntamente com Diego Souza, o jogador seu primeiro gol no dia 15 de março, contra o São Luiz, no Campeonato Gaúcho.
No entanto, a torcida criticava bastante o atleta. Por azar, Neves foi escalado como titular na derrota em casa para o Sport Recife, que era o último colocado do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter sido que mais finalizou na partida, os torcedores o apontaram como culpado.
Apesar do treinador ter defendido o jogador, no dia seguinte, o Grêmio anunciou a rescisão do contrato. Entre os motivos, estava o dito fraco rendimento do atleta em campo e a aproximação da cláusula de renovação automática de seu contrato.
No dia 14 de setembro de 2020, a rescisão foi oficializada pelo clube e Thiago recebeu 3,4 milhões de reais, não só pela rescisão unilateral, mas por danos morais, já que a notícia foi anunciada por telefone. Nesta curta passagem pelo clube, o atleta participou de 14 jogos, com apenas um gol.
Último time em que atuou até o momento
Após a saída conturbada do Grêmio, o Sport anunciou oficialmente o jogador. Seu primeiro gol aconteceu pela 15ª rodada do Brasileirão, contra o Botafogo.
Thiago Neves terminou a temporada como o artilheiro do Sport no Campeonato Brasileiro. Assim, em fevereiro de 2021, o anunciou a renovação de seu contrato por mais um ano.
Após problemas internos do clube, o atleta cogitou encerrar o contrato. Mas, somente acertou a rescisão no dia 20 de setembro, em comum acordo com a diretoria.
Pelo clube nordestino, foram 46 jogos, oito gols e duas assistências.
Desejo de encerrar a carreira no Fluminense
Desde a sua saída do Sport, Thiago Neves não atuou por mais nenhum time. Durante a Copa do Mundo de 2022, o atleta declarou que sonha em encerrar sua carreira jogando pelo Fluminense.
Apesar de conversas terem acontecido, recentemente, Mário Bittencourt, presidente do time, afirmou que “o elenco está fechado, no momento não temos espaço. Mas acho que um dia, em algum momento, ele vai acabar retornando ao Fluminense, fazendo um jogo de despedida. Mas no momento não teremos o retorno dele”.
Convocações para a Seleção Brasileira
Em 2008, Dunga convocou Neves pela primeira vez para dois amistosos. Neste mesmo ano, também participou dos Jogos Olímpicos de Verão, destacando-se e marcando dois gols contra a China.
As convocações continuaram a ocorrer até a ultima vez em 2012, com foco dois amistosos contra o Iraque e Japão. Em outubro, Thiago ganhou uma nova chance, sendo titular no jogo contra a Colômbia no dia 14 de novembro.
Com 14 jogos disputados nesses 4 anos, o meio-campista marcou três gols.

Jornalista esportiva de 26 anos, com paixão pelo futebol. Redatora com passagens pelo Minha Torcida, Premier League Brasil e Futebol na Veia.