Menu

Borja – números por Palmeiras e pelo Atlético Nacional – competições oficiais

Quais os números de Borja, atuando por Palmeiras e Atlético Nacional?

Números de Borja: total de jogos, gols e assistências

Início da carreira de Miguel Borja

Conhecido no futebol brasileiro, Miguel Ángel Borja Hernández nasceu no dia 26 de janeiro de 1993, na cidade de Tierra Alta, localizada na Colômbia. O atacante passou por muitos clubes na carreira, chamando a atenção ao defender as cores do Palmeiras e Grêmio.

A trajetória de Borja no futebol profissional começou em 2011. O atacante colombiano iniciou a formação como atleta nas categorias de base do Deportivo Cali, chegando ao time principal após se destacar pelos gols marcados.

Entretanto, não conseguiu se firmar no Deportivo Cali, sendo emprestado para muitas equipes. Em 2011, foi contratado pelo Cúcuta Deportivo, da Colômbia, mas disputou apenas cinco jogos. Um ano depois, chegou por empréstimo ao Cortuluá, onde demonstrou uma melhora no desempenho. O jogador ganhou mais oportunidades para entrar em campo, disputando 42 jogos e marcando dez gols.

Ainda por empréstimo, Borja defendeu o La Equidad, Livorno, Olimpo e Santa Fé, onde conquistou os primeiros títulos da carreira como profissional, sendo campeão da Copa Sul-Americana e Superliga da Colômbia, ambos em 2015.

Borja chega ao Atlético Nacional e se torna a maior contratação do Palmeiras

Após a passagem pelo Santa Fé, Borja retornou ao Cortuluá, mas a carreira do jogador deu a volta por cima em 2016, quando foi contratado pelo Atlético Nacional. A estreia foi contra o São Paulo, na semifinal da Libertadores, marcando os dois gols na vitória da equipe no jogo de ida.

Na segunda partida da semifinal da Libertadores, Borja voltou a ser protagonista, marcando mais dois gols e garantindo a classificação do Atlético Nacional para a final da competição. Além disso, foi o autor do gol do título contra o Independiente Del Valle, igualando Pelé ao balançar as redes cinco vezes em quatro jogos na competição.

O ótimo desempenho no Atlético Nacional, chamaram a atenção de muitos clubes. Em 2017, o Palmeiras chegou ao acordo para contratar o atacante por 33 milhões, a transferência mais cara da história do clube e a quarta maior do futebol brasileiro na época.

A estreia foi contra a Ferroviária, marcando um gol na vitória por 4 x 1 no Allianz Parque, diante dos torcedores palmeirenses. As expectativas com relação ao jogador eram altas, sendo fundamental na Libertadores e campeão do Brasileirão 2018.

Contudo, Borja não conseguiu repetir o mesmo desempenho do Atlético Nacional, sendo criticado pelos torcedores, alegando que o jogador fazia ‘corpo mole’ nos jogos. Assim, foi emprestado para o Junior Barranquilla em 2019.

Borja assina com Grêmio e chega ao River Plate

O Júnior Barranquilla enfrentava problemas financeiros e não conseguiu adquirir em definitivo Borja, mas chegou ao acordo com o Palmeiras, garantindo a permanência do atacante até junho de 2020.

Retornando ao Brasil, o futuro de Borja era incerto, com a permanência no Palmeiras praticamente descartada, mas ficou no clube até agosto de 2021, quando foi emprestado para o Grêmio. A passagem por Porto Alegre foi curta, sendo adquirido pelo Junior Barranquilla em dezembro por 3,5 milhões de dólares.

A segunda passagem pelo Junior Barranquilla foi boa, marcando 16 gols em 27 jogos. Contudo, em julho de 2022, foi anunciado pelo River Plate por 6,5 milhões, em contrato válido até 2025.

– VEJA TAMBÉM:

Borja - números por Palmeiras e pelo Atlético Nacional - competições oficiais

OBS: os números de Borja (partidas e gols) foram obtidos através de sites como ogol.com.br, transfermarkt.com, dbfutbol e soccerway.com

 

Dicas de Apostas: